Saúde

Publicado em: 12/05/2011 09:46 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis

Na tarde de ontem, servidores da Secretaria Municipal de Saúde realizaram palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) no bairro Aeroporto. As famílias participantes são as que fazem parte do projeto de habitação (desfavelamento) do bairro Nossa Senhora das Graças. Na palestra de ontem, cerca de 60 pessoas ouviram a enfermeira do Posto de Saúde do bairro Estela de Souza falar sobre o assunto.
De acordo com a profissional, foram abordadas doenças que causam feridas, infecções e todas suas especificações, modos de prevenção e tratamento. "Procuramos ressaltar a importância da identificação precoce dos sinais e sintomas de todas estas doenças, as possíveis complicações em casos tardiamente diagnosticados ou não tratados", explicou. Além disso, Estela classificou como essencial a prevenção e tipos de preservativos, tanto do masculino como do feminino. "Muita gente nem conhecia a camisinha feminina. E já não é um produto tão recente. Ainda há muito o que informar à população", concluiu. Após a palestra, foi realizada a distribuição dos preservativos.

A psicóloga do Centro Referência a Assistência Social do Aeroporto Maria Carolina Soares explicou que a comunidade contemplada com o programa de habitação foi dividida em quatro grupos. "Todo mês realizamos estas reuniões abordando assuntos diversificados. O programa já existe desde o ano passado e há dois meses tenho exercido a função de sua organização", explica. Carol Soares avalia que a população alvo do programa tem participado e reconhecido a importância do projeto. "A comunidade tem sido muito receptiva e participado dos encontros. Os moradores ouviram informações técnicas e gerais sobre temas como família, violência, em trabalho social amplo", finaliza a psicóloga. A coordenadora do CRAS do Aeroporto é assistente social Meire Martoni. O programa Municipal de habitação já entregou 72 casas aos moradores provenientes do Nossa Senhora das Graças.