Geral

Publicado em: 07/05/2011 18:50 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Tenente Angelino assume comando na cidade e capitão Schoemberger vai para Foz

Na manhã da última sexta-feira, cerimônia cívico-militar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), marcou a passagem do comando do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho. Depois de quatro anos, o capitão Rodrigo Schoemberger foi transferido para Foz do Iguaçu, passando a liderança da corporação no município para o tenente Angelino Siqueira.
Com presença de várias autoridades municipais e estaduais, inclusive o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Hércules Willian Donadello, evento marcou a despedida emocionada do capitão, que aqui constituiu família e realizou um trabalho “honroso e respeitável”, nas palavras de seus companheiros, superiores e subordinados.
Em visita à Brasília para compromissos administrativos, a prefeita Tina Toneti não pôde comparecer. O vice-prefeito José Roberto Rocha representou a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e enalteceu a cidade como pólo regional de instituições públicas e privadas. “É visível em todo o Estado o desenvolvimento de nossa cidade em todos os âmbitos anualmente. Isso é resultado de trabalho árduo de nossa gestão”, comenta.
Estiveram presentes ainda as autoridades: o secretário Municipal de Gabinete Felippe Toneti, a procuradora-geral do Município Leana Baccon, o tenente-coronel Jorge Luiz Pereira,  (Comandante do 3° Grupamento de Bombeiros), tenente-coronel Airton Sérgio Diniz (comandante do 2° BPM), sub-tenente Willian de José Santana Águiar (comandante do Tiro de Guerra 007/05) e demais Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Paraná, além das autoridades políticas o deputado estadual Pedro Lupion, o reitor da Universidade do Norte Pioneiro (UENP), prof. Eduardo Meneghel Rando, a diretora da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (campus Jacarezinho – Professora Ilca Maria Setti) e os vereador Wilson Ferreira (representando o presidente da Câmara Municipal Isaías “Zola”), Edílson da Luz, Maria Luiza Boberg, Wandinho e Dr. Nilton.

Mais uma sinalização positiva

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Donadello aproveitou a ocasião para mais uma vez ratificar que a sede do Subgrupamento Independente do Norte Pioneiro tem sede quase certa. Utilizando a expressão “Isto aqui é para ontem” ao referir-se à instalação, a única assinatura restante é a do governador Beto Richa.
No último dia 10 de fevereiro, a prefeita protocolou em Curitiba requerimento ao próprio governador pedindo a implantação do órgão em Jacarezinho, que além de Subgrupamento, também funcionaria como a 1ª Seção de Bombeiros.
Também presente no evento, vale lembrar que o apoio do deputado Pedro Lupion também foi muito importante, já que ele reforçou o mesmo pedido, só que requerendo o Subgrupamento para todo o Norte Pioneiro, no dia 12 de fevereiro também deste ano
Este documento protocolado por Tina Toneti só reafirma a preocupação de sua gestão com a região, já que também foi solicitada a implantação da 2ª Seção em Santo Antonio da Platina e da 3ª Seção em Ibaiti.
A “quase confirmação técnica” de Jacarezinho se deve a ele ser o município com mais requisitos para isso. Possuir usinas e empresas que mexem com produtos tóxicos, tornando necessária a presença de equipamentos mais sofisticados dos Bombeiros para eventuais vazamentos. Além disso, a construção do novo prédio dos Bombeiros vai de “vento em popa” e, finalmente, o fundo municipal é o que possui mais recursos em toda a região. O prédio está localizado na avenida Brasil, na altura do número 400, tem área total de 986 metros quadrados e 24 cômodos. O recurso para a obra foi concedido no ano passado pelo Governo Estadual (R$1.311.967,25), com a contrapartida do município, a viabilização do terreno.