Na manhã da última sexta-feira, 80 pessoas compareceram a café da manhã comemorativo ao Dia das Mães organizado pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal. A prefeita Tina Toneti, que não pôde comparecer por conta de compromissos em Brasília, foi representada pelos secretários de Planejamento Nelson Paulino Leite e de Gabinete Felippe Toneti.
Organizadora do café da manhã, a diretora Municipal de Esportes Nilda Graciliano agradeceu a prefeita do Município por sempre acreditar em seu trabalho e à sua equipe do departamento de Esportes. “Sem o esforço e dedicação deles, nada seria possível.Era este o evento que esperávamos”, salientou.
Também presentes ao evento, as vereadoras Maria Luiza Boberg e Luciane Alves destacaram o papel das mães no mundo atual. “Estas mães estão hoje representando todas nossas mães jacarezinhenses. Conversava com a Nilda antes de começar que o que faz um evento ser grandioso não o número de convidados e sim o amor com que é realizado”, disse Luciane.
Já Maria Luiza salientou que aquele era um importante momento de confraternização entre mães e filhos. “Precisamos destes valores das pessoas mais antigas, que é essencial no convívio diário. Essas datas tem significados muito familiares para todos nós”, ressaltou a vereadora.
As integrantes das Academias da Terceira Idade (ATI’s) compareceram em peso à comemoração e aprovaram a iniciativa. “Gostamos muito de nos juntar para conversar, trocar ideias e experiências. Sobre as atividades físicas, considero importante o exercício não só para o corpo como também para a mente. Fiquei doente e tive que parar por alguns meses, mas quero voltar o mais rápido possível”, comentou Olívia da Costa Azevedo, de 73 anos.
Já Eliza Tempesta, de 72, achou muito bonito o evento. “É uma grande oportunidade de encontrar com todas as amigas. Uma homenagem de vida às mães. Tenho um filho de 54 anos”, disse.
Depoimento de Rosi Toneti, mãe de Tina
Chamada à frente para discursar algumas palavras, a mãe da prefeita Municipal Rosi Toneti desejou um grande dia comemorativo a todas as mães jacarezinhenses. “Tenho a minha mãe biológica ainda viva. Mas a que me criou, de coração, já se foi. Então peço que rezemos também por todas aquelas que já faleceram.
Mais tarde, Rosi também abordou resumidamente o que sente sendo mãe da prefeita de nossa cidade, Valentina Helena de Andrade Toneti. “Isto é o que há de mais maravilhoso. Tina foi uma filha que, desde pequena, só me deu prazer. Na escolinha, boas notas e bem comportada. Estudando em uma escola da zona rural, foi alfabetizada em uma semana”, relatou.
Rosi, que trabalhou como professora por toda a vida, também lecionou para a filha. “Na época em que eu dava aula para ela, era mais complicado porque os outros alunos e até os pais nos pressionavam, achando que eu podia favorecê-la. O resultado era que às vezes eu acabava tirando um pouco da nota da coitadinha para igualar com os outros”, comenta.
Ainda hoje, segundo Rosi Toneti, a relação é uma via de mão dupla. “Quando eu preciso, corro para perto dela, assim como a Tina. O diálogo, conversa, nunca foi problema em nossa casa. A gente pode até brigar, mas sempre se acerta no final”, diz.
A mãe de Tina assume que os afazeres e compromissos acabam distanciando fisicamente as duas em diversos momentos. “A saudade é difícil porque a Tina não para quieta, tem que resolver isso, aquilo, angariar fundos, buscar projetos, Brasília, Curitiba. Mas quando nos encontramos, é como se tivéssemos passado a semana toda juntas. Conosco é assim”, finaliza Rosi.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.