Geral

Publicado em: 03/05/2011 14:54 | Fonte/Agência: Câmara Municipal | Autor: Roberta Philippsen Janz

Câmara Mirim Aprova seu Primeiro Projeto de Lei

A Câmara Mirim de Jacarezinho aprovou por unanimidade, nas Sessões Ordinárias dos dias 15 e 29 de abril de 2011, seu primeiro "Projeto de Lei Mirim". O Projeto em questão denomina uma Rua Projetada do Bairro Parque dos Mirantes e foi idéia dos próprios Mirins, que, através da simulação das ações dos Vereadores de nosso Município, estão aprendendo tudo sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

É claro que o "Projeto de Lei Mirim" não se tornará uma Lei Municipal, pois se trata apenas de uma simulação, para fins educativos, do que acontece na prática da Câmara Municipal. No entanto, para os Mirins isto não importa, pois, o que conta mesmo é ver suas idéias materializadas em um "Projeto de Lei Mirim" que, afinal, fora aprovado por todos.

Na Sessão Ordinária do dia 15, aconteceu também a eleição para a renovação da Mesa Diretora, sendo que foram eleitos, para o cargo de Presidente, o Mirim Paulo Vitor Kammers, do Colégio Elo, para o cargo de Vice-Presidente, Igor Lavorato, do Colégio Imaculada e para os cargos de Primeira e Segunda Secretárias, respectivamente, Ana Luisa Pereira, do Colégio Imaculada e Ana Letícia de Camargo, do Colégio Elo.

Além disso, antes da votação para a Mesa Diretora Mirim, os pequenos vereadores receberam o Sargento Príncipe, responsável pelo PROERDI no Município de Jacarezinho, e o Sargento Souza, integrante da Patrulha Escolar, que vieram até a Câmara Municipal explicar a importância do combate às drogas e ao álcool nas escolas.

Já na Sessão Ordinária do dia 29, os Mirins receberam o Tenente Garcia, Chefe do Departamento de Comunicação e Logística do 2º BPM, que conversou com os pequenos sobre trânsito, dados estatísticos dos acidentes em Jacarezinho, curiosidades, até mesmo sobre a importância de se seguir a sinalização de trânsito e usar equipamentos de proteção como o cinto de segurança e a cadeirinha, no caso das crianças.

As duas últimas Sessões Mirins foram acompanhadas por alguns pais e também pela Coordenadora Pedagógica do Colégio Elo, Daniela Leonarda dos Santos Batista, e pela Pedagoga do Instituto Federal, Lúcia Regina Périco de Assis, que trouxe os alunos do IFPR para assistirem à Sessão.

Essa presença das Escolas na Câmara Municipal é de suma importância para que o Projeto Vereador Mirim alcance seu maior objetivo, que é a formação de cidadãos mais politizados e mais conscientes de seu papel para a construção de uma Jacarezinho cada vez melhor.

Dessa forma, fica aqui o convite para todos que quiseram acompanhar a próxima Sessão Ordinária Mirim, que será realizada na Câmara Municipal de Jacarezinho, dia 13 de maio de 2011, às 15h00.

Roberta Philippsen Janz

Assistente Legislativa da Câmara Municipal de Jacarezinho