Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 02/05/2011 15:15 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura consegue mais um ônibus para levar as crianças para escola

Jacarezinho receberá mais um ônibus para levar às crianças para a escola. Convênio firmado entre Governo Federal e Prefeitura conseguiu adquirir um ônibus novo com capacidade para 44 alunos sentados. O veículo é desenvolvido por uma montadora especificamente para este fim, com características e condições sob medida para o transporte escolar. Exclusivo para financiamento de estados e municípios.
A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti ressaltou o alto valor de mercado da melhoria, R$198 mil e também a competência de toda a sua equipe em se habilitar em um convênio muito favorável ao município. “O Governo Federal subsidiará R$196 mil e o município dará uma contrapartida de cerca de R$2 mil. Isso é maravilhoso para nossas crianças, que terão um carro da melhor qualidade”, ressaltou.
A secretária Municipal de Educação Laura Lemos Gomes do Amaral conferiu as especificações técnicas e já testou um ônibus similar ao que chegará no município e salientou que ele serve apenas para carregar os alunos. “A velocidade não passa de 70 km/h, há um reforço muito bom nas laterais, segurança nas portas, lugar para portador de deficiência. É um ônibus exclusivo para trafegar curtas distâncias e apenas dentro do perímetro de Jacarezinho”, comentou.
A Secretaria Municipal de Administração informou que a aquisição do ônibus foi formalizada através da Adesão à Ata de Registro de Preços nº 16/2010 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como pressuposto o Convênio nº 700445/2010 celebrado com o Governo Federal.
O titular da pasta, João Luccas Thabet Venturine disse que quando o FNDE elabora o processo, limita as empresas autorizadas. “O ônibus só é liberado após rigorosa análise técnica de pesquisadores, técnicos e representantes da encarroçadora que percorreram vários Estados e Municípios para avaliar os itens da nova configuração do ônibus, em trajetos difíceis, realmente utilizados para levar os estudantes às escolas”, explicou.
O secretário de Planejamento do Município Nelson Paulino Leite explicou de que forma uma cidade se habilita a receber tal benfeitoria. “Sempre que abre a possibilidade de nos inscrevermos dentro desse programa Caminho da Escola, a gente se credencia dentro do prazo e atende todas às qualificações para receber os subsídios. Depois o Ministério da Educação avalia. Já é a segunda vez que somos contemplados com valores bem significativos”, comentou Paulino