Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 07/01/2009 09:36 | Autor: Dep.Comu.

Universidade sem Fronteiras

Em uma parceria recém fechada com a Universidade Sem Fronteira a prefeitura de Jacarezinho irá disponibilizar atendimento com veterinários para comunidade rural através da Extensão Tecnológica Empresarial.Por meio de uma grande rede de parcerias, a Extensão Tecnológica Empresarial vai estimular a integração entre os estudantes, professores, pesquisadores e extensionistas das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa e Extensão do Paraná.

O Programa Universidade Sem Fronteiras, elaborado e desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, é hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Estado do Paraná, trabalham em 164 projetos, presentes hoje, em mais de 120 municípios, que para este ano incluirá Jacarezinho.

O diretor de agricultura do município, José Antonio Costa, esteve em Curitiba no último mês apresentando o projeto de viabilidade que contemplou Jacarezinho com o novo serviço.

Vários produtores e agricultores estiveram no lançamento da Universidade que irá atender também outros municípios da região e do estado. Em Jacarezinho a parceria irá oferecer dois recém formados em veterinária pela UENP, três professores veterinários, dois estagiários em veterinária e um estagiário em agronomia que oferecerão suporte técnico a quem precisar.

Os projetos apresentado pelo município atendem as áreas de produção de leite e tomate seco, na primeira o objetivo é  proporcionar melhorias na produtividade e qualidade do leite fornecido a micro-usina, bem como, implantar programas de autocontrole no setor de processamento para melhorar a garantir a qualidade do leite pasteurizado da AGROJAC.

Já a outra área a ser contemplada com a parceria, produção de tomate seco, onde serão proporcionado suporte tecnológico ao escalonamento e qualidade da produção da matéria prima e sua transformação industrial.

O município de Jacarezinho vai participar dentro do subprograma de Apoio Agricultura Familiar que visa promover a inserção de profissionais recém-formados e estudantes de graduação em projetos de universalização da pesquisa para atender as demandas de melhoria tecnológica da agricultura familiar. As ações desse subprograma contribuirão para a implantação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável que enfatizam a inclusão social com geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares.