O prefeito

Publicado em: 20/04/2011 18:15 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Ministro da Saúde recebe reivindicações de Jacarezinho

A Assessoria de Comunicação do deputado Zeca Dirceu (PT-PT) divulgou na última terça-feira texto contando de uma audiência realizada entre o deputado e o Ministro da Saúde Alexandre Padilha. As demandas apresentadas foram discutidas e acertadas na última visita à Brasília da prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti, no dia 24 de março passado. A vereadora Luciane Alves, que também é parceira do deputado, também viajou à capital federal dias depois e deu sua contribuição. Confira todos os detalhes abaixo.

A inclusão de Jacarezinho nos principais programas do Ministério da Saúde foi defendida pelo deputado Zeca Dirceu (PT-PR) em audiência, em Brasília, com o ministro Alexandre Padilha. A construção de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no município foram as principais reivindicações do vice-líder do PT na Câmara.

Em sua última visita à Brasília, no dia 24 de março passado, a prefeita Tina Toneti obteve do parlamentar a garantia de que a partir de agora, vai pleitear ampliação significativa dos investimentos do Ministério da Saúde para Jacarezinho. “É uma alegria muito grande rever a prefeita Tina. Fomos prefeitos na mesma época e ambos ainda muito jovens. Agora como deputado federal e ela na Prefeitura, continuamos com esta parceria, defendendo as ações em prol de Jacarezinho”, disse Dirceu.

A prefeita de Jacarezinho agradeceu os esforços do parlamentar e salientou que a evolução em relação aos serviços essenciais não pode parar. “Em sete anos de gestão, passamos por muitos desafios e conseguimos vencê-los até agora, sempre com o apoio e a perseverança de nossos parceiros, como tem sido o deputado Zeca Dirceu e a vereadora Luciane. Para Jacarezinho seguir mudando, contamos novamente com essa união de forças”, finalizou Tina Toneti.

Zeca Dirceu frisou também o importante apoio da vereadora Luciane Alves nas últimas eleições. Luciane também se reuniu com a assessoria do candidato. Segundo ela, Jacarezinho e todo o Noroeste do Paraná já contam com o apoio dele desde que ele era prefeito. Zeca administrava o município pensando no desenvolvimento regional. “Um bom político tem que atender e entender as diferentes realidades. E é isso o que ele fez: entendeu que há uma carência muito grande no interior. E está abraçando com muito zelo, apresentando os principais programas desenvolvidos pela Prefeitura ao Ministério da Saúde. Eu e a prefeita estamos muito felizes”, ressaltou.

Todos os pedidos foram passados pessoalmente ao ministro Padilha, que prometeu articular, junto com o deputado federal, a possibilidade de, assim que possível, garantir mais recursos para a saúde do município. Zeca Dirceu afirmou ainda que todos os bons projetos de melhorias a Jacarezinho contarão com o apoio dele. “Com certeza terão a minha defesa, o meu apoio e a articulação política necessária para que o ministério possa contemplar a cidade”, reiterou.

A Prefeitura de Jacarezinho e o vice-líder do PT na Câmara trabalham pela inclusão da cidade na lista de municípios prioritários para a construção de Unidade de Pronto Atendimento. As UPAs são unidades pré-hospitalares e devem ser implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação. Ambas propostas integram o programa de atendimento de Urgências e Emergências, desenvolvido no início do ano pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ainda de acordo com o parlamentar do Paraná, os primeiros contatos com os representantes do município e o teor da conversa realizada com a prefeita Tina e a vereadora Luciane em Brasília confirmam a vontade de construir parceria concreta em prol dos quase 40 mil habitantes de Jacarezinho. “É uma prova concreta que a nossa relação com a cidade vai ser permanente, e vai sim trazer benefícios numa área tão importante como a da saúde”, concluiu.