Saúde

Publicado em: 19/04/2011 17:55 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura inicia amanhã vacinação contra Influenza

Tem início em todo o Brasil na próxima segunda-feira (25) a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe comum). A Secretaria Municipal de Saúde faz a abertura oficial do período de vacinação amanhã às 13h30, no Asilo São Vicente de Paulo. Campanha, que visa atingir pessoas com mais de 60 anos, gestantes e crianças com mais de seis e menos de dois anos, vai até o próximo dia 13 de maio.

A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti ratificou seu compromisso com a saúde pública e agradeceu o esforço de sua equipe na aplicação de uma campanha tão importante. “A internação de um idoso é o primeiro passo para o surgimento de novos problemas de saúde. Uma pesquisa do Governo Federal indica que a vacinação contra a Influenza, que é feita desde 1999, diminuiu drasticamente a porcentagem de internações nessa faixa etária. É nosso objetivo continuar nesta luta”, disse.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica Eduardo Quirino, o cálculo de seu departamento prevê que sejam vacinados 4900 idosos, além de 500 crianças, 500 gestantes e mais 500 trabalhadores da Saúde que atendem doentes com Influenza. “Como a prefeita bem salientou, a vacinação de idosos tem atendido nossas expectativas. Nosso objetivo é, principalmente, aumentar a taxa de vacinação das crianças, alcançando 80% de imunização para o público alvo”, ressaltou. Quirino esclarece à população que esta vacina que utiliza o antígeno produzido pelo Instituto Butantã e é preconizada pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde pede que os parentes de idosos acamados deixem nome e endereço no Posto de Saúde ou na Vigilância Epidemiológica, para que os agentes possam ir até a casa do paciente aplicar a vacina.

O cronograma abrange ainda carreata no próximo dia 29, a qual todas as entidades estão convidadas a participar e o dia “D”, programado para o dia seguinte, 30. Naquela data, um sábado, todos os Postos de Saúde funcionarão das 8h às 17h.