Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 18/04/2011 14:39 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Projeto Poesia in Concert chega a Jacarezinho nesta quarta

Na próxima quarta-feira, 20 de Abril, a Praça Rui Barbosa ficará cheia de música e poesia. Duas oficinas literárias e show com três bandas agita o coreto, em frente à Secretaria Municipal de Educação, no Hotel Municipal. Evento Poesia in Concert acontece a partir das 13h de quarta com as oficinas. Resultado do aprendizado e show está previsto para as 18h.
Jacarezinho foi contemplado pela Bolsa Funarte de Circulação Literária 2010 – região Sul. As três bandas que se apresentarão fazem trabalho integrado de música e poesia. São elas: Radicais Livres, Benditos Energúmenos e Bônus Trash. A apresentação dos resultados das oficinas na forma de um jogral poético musical.
De acordo com o cronograma do evento, a Radicais Livres traz um repertório de autoria do produtor do evento, Herman Schmitz. O próprio também interpreta as suas composições. São poemas sobre o cotidiano com os vizinhos, o dinheiro, entre outros. Os outros componentes da banda são: Julio Delallo (trabalha com criação das músicas e também guitarrista), além de André Bartalo (bateria) e Victor Delallo (contra-baixo).
Já a Benditos Energúmenos é coordenada pela atriz e performer Christine Vianna, que interpreta diversos poetas contemporâneos. Acompanham-na os músicos: Julio (guitarra) e Victor Delallo (violoncelo).
Quem encerra os trabalhos é a banda Bônus Trash, que recita poetas clássicos como Álvares de Azevedo e também outros contemporâneos. Grupo é composto por Ricardo Dantas (teclado), André Bartalo (bateria) e Gustavo Di Iorio (guitarra). Evento financiado pela Funarte é uma promoção conjunta da Prefeitura Municipal de Jacarezinho e Herman Schmitz.
As oficinas serão realizadas na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, que fica na rua Dr. Costa Junior, 1065, justamente em frente à Praça, mesmo local onde os interessados devem fazer as inscrições. Mais informações pelo telefone 3911-3024.

Breve resumo das oficinas e currículo dos oficineiros:

Escrita Criativa

Ministrante: Áurea Palhano.
Quem é: professora de Ensino Fundamental desde 1991. Trabalhou no Canal Educativo Municipal de Londrina como assessora pedagógica (1995 a 2008). Realiza o acompanhamento pedagógico do projeto Vila Cultural Cemitério de Automóveis desde 2008 e desenvolve o projeto Poesia na Feliz Idade com grupos da Terceira Idade em Londrina (PR).

Público Alvo: educadores, mediadores da leitura, multiplicadores da cultura, comunidade em geral.

Conteúdo: técnicas de escrita criativa e análise de textos literários, com produção e análise de texto dos participantes e montagem de painel.

Poesia e Música

Ministrante: Christine Vianna.
Quem é: iniciou sua carreira artística com o Grupo Proteu em 1988. Em 1990 ingressou no Grupo de Teatro Cemitério de Automóveis tendo atuado em dez montagens. Até 1998 produziu todos os espetáculos deste grupo. Em 2002 criou o grupo de música e poesia “Benditos Energúmenos”. É idealizadora e organizadora do Festival Literário de Londrina, já em sua sétima edição. Dirige a Vila Cultural Cemitério de Automóveis desde 2007. Dedica-se ao fomento da Literatura londrinense.

Conteúdo: leitura de poemas selecionados, análise do ritmo e intenção dos poemas, postura de palco e projeção de voz.

Resultado: apresentação na abertura do evento Poesia In Concert

Mais informações podem no Blog do Projeto: http://poesiainconcert.blogspot.com/

Assista também duas composições da banda de música & poesia RADICAIS LIVRES no YouTube: