Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 14/04/2011 10:18 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Agência do Trabalhador oferece qualificação gratuita

A Agência do Trabalhador de Jacarezinho divulgou ontem que estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação gratuitos. A oferta provém da parceria de sucesso entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santo Antonio da Platina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Jacarezinho e Prefeitura Municipal. Interessados podem se inscrever na própria Agência, que fica na rua Antonio Lemos, 916 (colado com a Secretarias da Agricultura e de Indústria e Comércio) das 8h às 11h e das 13h às 16h30.
Para o mês de Abril, são ofertadas 15 vagas para o curso de Operador de Máquina de Costura pelo SENAC de Jacarezinho (curso começa em 11 de maio e vai até 21 de julho), 20 vagas para Técnicas Básicas de Serviços de Garçom (este vai de 16 a 20 de maio) também pelo SENAC e mais 15 vagas para Informática Básica (18 de maio a sete de junho) pelo SENAI de Santo Antonio da Platina.
No início do ano, a prefeita Valentina Toneti dobrou o investimento em relação ao ano passado. Em 2010, foram R$45 mil injetados no setor pelo poder público, saltando para R$90 mil neste ano. “Queremos ampliar o trabalho, para que beneficie mais e mais jacarezinhenses. A geração de empregos aquece a Economia e todos ganham”, ressaltou. Neste ano, são 430 vagas ofertadas (210 no SENAI e 220 no SENAC).
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços, Nadia Cussolin considera a qualificação gratuita essencial para o município continuar sua evolução na área, já que ainda há escassez de mão de obra qualificada. Nadia conta que há casos de alunos formados nestes cursos que já chegaram a dobrar o salário.
Salete Schuminski Ribeiro, da Agência do Trabalhador, frisa que o transporte para Santo Antonio é gratuito durante toda a duração do curso. “É mais um incentivo dado pela Agência para que as pessoas se qualifiquem e alcancem melhores oportunidades de emprego ou evoluam de cargo dentro das mesmas empresas ou instituições”, disse.
Em fevereiro deste ano, 67 alunos receberam seus certificados nos cursos profissionalizantes ofertados no ano passado. Este convênio foi firmado ainda em 2007 e recebe mais investimentos municipais a cada ano. Além disso, os certificados das instituições parceiras são reconhecidos e respeitados em todo o país.