Geral

Publicado em: 11/04/2011 18:52 | Autor: Departamento de Comunicação / Rômulo Madureira / Alfredo Jorge

Centenas acompanham sepultamento de ex-prefeito José Antonio de Oliveira

Foi sepultado no Cemitério Municipal na tarde de hoje o ex-prefeito de Jacarezinho José Antonio de Oliveira. Ele tinha 67 anos e morreu às 19h de ontem (10) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia.
O local do Velório, o salão da Câmara Municipal de Vereadores ficou lotado durante a noite de ontem, madrugada e todo o dia de hoje, abrigando os jacarezinhenses que passaram para prestar a última homenagem ao prefeito de Jacarezinho na gestão 2001-2004. O caixão foi levado com honras pelo Corpo de Bombeiros em cortejo e o corpo, sepultado às 16h. Centenas de pessoas acompanharam.
De acordo com a família, o ex-prefeito enfrentava sérios problemas de saúde nos últimos meses. Seu irmão, Judas Tadeu Gomes, contou que José Antonio foi internado para tratar de um problema no joelho e que contraiu uma infecção, que obrigou sua internação por mais tempo. No último dia 3, um Acidente Vascular Cerebral agravou sua situação, provocando sua morte na noite de ontem.

A prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti expressou seus votos de estima e consideração à família de José Antonio. “Temos uma ligação familiar com Zé Antonio. Ele era padrinho de crisma de meu irmão, Felippe. Éramos adversários político partidários, mas entre nós sempre prevaleceu o respeito mútuo. Sei que ele era um ser humano exemplar, uma pessoa humilde e que lutou muito por Jacarezinho”, declarou.
Tina Toneti decretou luto oficial por três dias e ponto facultativo para o funcionalismo municipal durante o dia de hoje, além de disponibilizar ônibus da Prefeitura para o trajeto até o cemitério.

Vida e história

O irmão de José Antonio que contou um pouco da história do ex-prefeito foi o representante comercial Judas Tadeu Gomes, de 65 anos. Eles são de uma família de mais oito irmãos: João, Elzira, Sebastiana, Maria Aparecida, Edith, Sonia, Ângelo e Maria das Graças, todos nascidos em Itaberá (com exceção da caçula Maria), cidade do interior do Estado de São Paulo, a 167 quilômetros de Jacarezinho. Seus pais eram o agricultor Ângelo Gomes de Oliveira e a dona de casa Maria Cândida Gonçalves.
José Antonio começou cedo a trabalhar. Logo aos oito anos, carpia, ajudava em casa e vendia verduras. Perto de 1958, a família se mudou para Jacarezinho e o ex-prefeito foi trabalhar na Casa Setti. Mais tarde, nos idos de 1963, tocava dois bares no centro da cidade, um onde é o atual Jacarezinho Clube e o outro em frente à Praça Rui Barbosa, o tradicional bar Marajoara. Tino pelos negócios que o acompanhou durante a vida, já que na por vinte anos teve farmácia no Parque Bela Vista, tempo que também trabalhou com criação de gado de corte. José Antonio também trabalhou nas Confecções Santa Maria, foi caminhoneiro carregando cargas para diversas regiões do país, integrou clubes e instituições da cidade. Em 1996, se elegeu com Mário Clóvis Gaspar vice-prefeito de Jacarezinho e na gestão seguinte, fez a sucessão do mandato, saindo do poder em 2004.
O ex-prefeito faria 45 anos de casado com Glória Lopes de Oliveira, em dezembro deste ano. José Antonio deixa saudosos três filhos, José Antonio de Oliveira Júnior, de 42 anos, Adriana Claudia de Oliveira, de 38 anos e Fábio Henrique de Oliveira, de 33, além de três netos, José Antonio de Oliveira Neto, de 11, Mateus Henrique Ferreira de Oliveira, 5 e Tiago Henrique de Oliveira, 10.
Funcionários da Prefeitura que trabalharam com José Antonio o descrevem como uma pessoa amável, humilde e batalhadora, que tratava de forma igual qualquer servidor.
“Desde criança, me lembro dele sorrindo, toda vida uma pessoa trabalhadora, bondosa e carismática”, diz o irmão Judas Tadeu.
“Foi um pai maravilhoso e um marido exemplar para nossa mãe. Um cara de uma personalidade incrível, que nos criou com honestidade e amor. Não há queixa a se fazer de nosso pai”, finaliza o filho mais velho.
A Prefeitura Municipal de Jacarezinho ratifica sua homenagem e seus votos de condolências neste momento à família do ex-prefeito José Antonio de Oliveira.