Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 06/04/2011 14:54 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura e SENAI entregam cheque de R$10 mil para vencedora de concurso

A soldadora Ruth dos Santos Lima Fernandes foi a contemplada com um cheque de R$10 mil. Ela foi a ganhadora de um concurso publicado no blog do Nacional da Indústria (SENAI). O prêmio foi ofertado através de parceria entre a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e o próprio SENAI. Ruth, que se profissionalizou em curso oferecido pelas instituições, levou o prêmio porque deu a melhor resposta para a pergunta: “Como o curso do SENAI em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho mudou minha vida?”.
O anúncio do concurso foi feito pelo gerente da unidade regional Alexandre Lourenço Ferreira na formatura dos alunos do ano passado, em fevereiro deste ano. A resposta escolhida como vencedora foi: “O SENAI prepara o cidadão para o trabalho e o homem para a vida. Independente da forma como ele vai desempenhar a profissão – empregado, empresário ou autônomo – o profissional formado no SENAI está pronto para os desafios e não tem porque temer a concorrência. Assim o cursos do SENAI de Santo Antônio da Platina com parceria com a prefeitura de Jacarezinho significaram um grande preparo para eu poder ingressar no mercado de trabalho. Por meio dos cursos obtive mais conhecimentos e oportunidades e hoje posso orgulhosamente dizer que tenho um diploma do SENAI de Soldador com a parceria da prefeitura de Jacarezinho”.

Oportunidades e alternativas contra os preconceitos vigentes
A prefeita municipal Tina Toneti financia os alunos junto ao SENAI (capacitação voltada à indústria) e ao SENAC (voltada para o comércio) já há quatro anos. “Estamos falando de jovens e adultos que dificilmente teriam oportunidade de se qualificar não fossem estas capacitações”, diz. Tina ratifica com isso seu compromisso, de fazer um governo focado no aumento da renda dos mais pobres.
Já a secretária municipal de Comércio e Indústria, Turismo e Serviços Nadia Jaqueline Cussolin, enfatiza o fato de as empresas ainda apresentarem resistência à contratação de mulheres. “Faço aqui um pedido aos empresários. Se aventurem, decidam por inserir a mulher no mercado de trabalho. As mulheres ainda encontram muitas barreiras, discriminação, preconceitos, principalmente em profissões predominantemente masculinas”, comenta. Lembrando que a ganhadora do concurso, a soldadora Ruth Fernandes, foi rejeitada na entrevista de emprego mesmo antes de seu entrevistador olhar seu currículo.

Parceria de sucesso
Salete Schuminski Ribeiro, da Agência do Trabalhador, chama a atenção para os próximos cursos que serão oferecidos: de serviços domésticos e técnicas básicas de serviços de garçom (ambos no SENAC, das 19h às 22h30 e com 20 vagas ofertadas) e o diferencial da Agência. “Importante frisar que não ofertamos apenas as vagas de emprego, como também oferecemos a oportunidade de todos se qualificarem”, ressaltou. No próximo dia 18 de maio, é oferecido curso de informática básica, sistema operacional MS DOS, Windows, Word, Excel e acesso à Internet. “A procura é grande e o aluno não paga nada para aprender um novo ofício”, finaliza. Mais informações podem ser conseguidas diretamente na Agência pelo telefone (43)-3525 2734. As vagas de emprego estão disponibilizadas na página virtual: www.jacarezinho.pr.gov.br .
O gerente regional do SENAI Alexandre Ferreira diz que qualificando o profissional todos saem ganhando. “É preciso entender a sistemática deste processo. Trabalhadores mais qualificados atraem mais indústrias para a região. Foi isso que a prefeita Tina Toneti captou como poucos conseguiram. E a prefeita continua injetando estímulos muito fortes na proposta. Para constatar isso, é só olhar os números. O investimento feito por ela que já era alto em 2010 (R$45 mil) dobrou neste ano”, explica. Ferreira diz ainda que o SENAI é hoje a maior e melhor instituição profissionalizante do país e uma das melhores do mundo. “A proposta é séria, o programa é serio. Mas tudo também depende de quem faz o curso. A Ruth, que ganhou o prêmio, foi uma aluna realmente empreendedora e aproveitou a oportunidade. Este cheque de R$10 mil nada mais é que uma contrapartida dentro da parceira firmada, a qual estamos muito satisfeitos”, concluiu.