Publicado em: 30/03/2011 14:52 | Fonte/Agência: D.Com | Autor: Administração

Atualização de vacinas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração, Departamento de Medicina do Trabalho em sintonia com o Departamento de Epidemiologia, Secretaria da Saúde, irá promover, na próxima semana, campanha de atualização de vacinas para os servidores municipais.

A campanha tem como objeto a prevenção à Hepatite B, Febre Amarela e Dupla Tetânica.

Hepatite B

Quem deve tomar:

- Todas as pessoas que tiverem idade inferior 29 anos;

- Comunicadores domiciliares portadores de Hepatite Crônica;

- Pessoas portadoras de HIV + ou imunocomprometidos;

- Transplantados;

- Pacientes em uso de hemodiálise;

- Pacientes com riscos de transfusões múltiplas em virtude de doença hematológica;

- Doadores regulares de sangue;

Local de aplicação: Músculo do braço (deltóide);

Número de doses: 3 doses

Idade máxima para ser vacinado: 29 anos.

Febre Amarela

Contra o que previne: contra febre amarela;

Local de aplicação: braço

Número de doses: 1 dose a cada 10 anos;

Idade máxima para ser vacinado: não tem idade máxima;

Dupla Tetânica

Contra o que previne: difteria e tétano;

Local de aplicação: músculo do braço (deltóide);

Número de doses: 1 dose a cada 10 anos;

Idade máxima para ser vacinado: não há idade máxima.

O cronograma da campanha será o seguinte:

Segunda-feira (04 de abril)

Secretaria de Conservação Urbana (06h30min);

Secretaria de Agricultura;

Secretaria de Indústria e Comércio;

Secretaria de Desenvolvimento Urbano;

Secretaria de Assistência Social;

Terça-feira (05 de abril)

Secretaria de Finanças;

Secretaria de Planejamento;

Secretaria de Administração;

Procuradoria Jurídica

Secretaria Municipal de Educação;

Ações como esta, realçam o compromisso da Administração Municipal para com o Servidor, reafirmando o sentido institucional do Departamento de Medicina do Trabalho, qual seja, o da promoção e preservação da saúde do trabalhador, destacou o Secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine. Quero ressaltar, ainda, que tais ações só são possíveis, porque atuamos em rede com a Secretaria de Saúde. Se não houvesse a sensibilidade e o comprometimento da secretária da pasta, todas as ações ficariam comprometidas.

No mesmo sentido, a prefeita Tina Toneti ressaltou que o município não vem medindo e não medirá esforços no sentido de aparelhar o Departamento de Medicina do Trabalho. Num primeiro momento, foram feitos investimentos no sentido da constituição da equipe que abrange 01 (um) médico do trabalho, 01 (uma) enfermeira do trabalho, 02 (dois) técnicos de segurança do trabalho. Na sequência, houve a criação e o aparelhamento do consultório odontológico para o servidor.

Recentemente, observou-se a criação do Programa de Ginástica Laboral, bem como campanhas específicas de saúde como a de prevenção ao câncer da próstata.