Saúde

Publicado em: 25/03/2011 18:12 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Semana de prevenção deve atender 600 mulheres

A Secretaria Municipal de Saúde lança a partir da próxima segunda-feira a Semana da Saúde da Mulher 2011 que, de 28 de março a 1º de Abril intensificará o efetivo para a atenção à doenças relacionadas a mulheres. O atendimento será realizado nos oito postos de Saúde da cidade das 8h às 17h. Por conta da menor demanda, em Marques dos Reis, os atendimentos serão nos dias 7, 8 e 9 das 8h às 11h.

Outra exceção é o “Dia D”, programado para quinta-feira (31/3), em que as unidades estarão abertas até as 20h. Estimativa é que pelo menos 600 mulheres sejam atendidas nos cinco dias de campanha, número expressivamente maior que o normal, já que a média de atendimentos não chega a cem nas demais semanas.
Projeto é de responsabilidade da secretária Municipal de Saúde Andréia Kalil e foi desenvolvido pela coordenadora da atenção básica do município Cynthia Campos Francica em parceria com a enfermeira responsável pela Unidade Básica de Saúde do Parque Bela Vista Melina Spagnuolo.
O cálculo para se chegar ao número estimado partiu da experiência de anos anteriores. As enfermeiras contam que, historicamente, no “Dia D”, os profissionais realizam no mínimo 100 coletas de exames. São seis enfermeiros, 15 auxiliares de enfermagem, 48 agentes comunitários e oito auxiliares administrativos. Geralmente realizada na primeira semana de março, a campanha deste ano teve cronograma alterado por conta dos esforços em relação à Dengue.
São três faixas que serão prioritárias, de acordo com as motivações. Por exemplo, a campanha é focada (no geral) na prevenção de todas as mulheres de 25 a 59 anos. Outro foco é na mamografia das mulheres de 50 a 69 anos e um terceiro é a primeira coleta das mulheres de 18 anos.
Segundo Cynthia Francica, o objetivo do projeto é conscientizar a mulher para os cuidados com a própria saúde, alertá-las principalmente sobre o câncer de mama e colo de útero, assim como outras doenças do universo feminino. “Tradicionalmente, as jacarezinhenses já memorizaram a Semana como data em que vão aos Postos verificar como anda a Saúde. Por isso, o número de atendimentos é tão grande”, disse./
Já Melina Spagnuolo atenta para a importância de descobrir eventuais doenças em seu início. “Um câncer, por exemplo, cada vez que ele aumenta, dobra de tamanho. Se for descoberto bem no início, o tratamento será menos traumático e muitas vezes não precisará nem de rádio ou quimioterapia”, explica.
Os serviços ofertados serão: exame físico das mãos (toque nas mamas), exame ginecológico (físico e citologia oncótica, ou seja, preventivo), orientações sobre sexualidade, contracepção, DST/AIDS, câncer de mama e câncer de colo uterino. Segundo as profissionais de saúde, o atendimento à Dengue nas unidades não será prejudicado porque será feito em locais separados.