O prefeito

Publicado em: 22/03/2011 10:24 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Jacarezinho aguarda Subgrupamento dos Bombeiros

Na última semana, a prefeita Tina Toneti se mostrou otimista com a possibilidade da cidade receber o Subgrupamento independente do Corpo de Bombeiros. No último dia 10 de fevereiro, a prefeita protocolou em Curitiba requerimento ao governador Beto Richa pedindo a implantação do órgão em Jacarezinho, que além de Subgrupamento, também funcionaria como a 1ª Seção de Bombeiros.

Autoridades ligadas ao setor já sinalizaram que a conquista está mesmo próxima de ser efetivada. Tina aproveitou a ocasião também para agradecer o apoio do deputado Pedro Lupion, que reforçou o mesmo pedido, só que requerendo o Subgrupamento para todo o Norte Pioneiro, no dia 12 de fevereiro também deste ano.

Este documento protocolado por Tina Toneti só reafirma a preocupação desse governo com a região, já que também foi solicitada a implantação da 2ª Seção em Santo Antonio da Platina e da 3ª Seção em Ibaiti.

Tecnicamente Jacarezinho é o município com mais requisitos para isso. “Algumas razões que qualificam a cidade como o mais provável destino do órgão são: possuir usinas e empresas que mexem com produtos tóxicos, tornando necessária a presença de equipamentos mais sofisticados dos Bombeiros para eventuais vazamentos. Além disso, a construção do novo prédio dos Bombeiros vai de “vento em popa” e, finalmente, o fundo municipal é o que possui mais recursos em toda a região”, explicou a prefeita.

Sobre a construção do prédio, a estimativa é que ele esteja pronto em três meses. Localizada na avenida Brasil, na altura do número 400, a sede tem área total de 986 metros quadrados e 24 cômodos. O recurso para a obra foi concedido no ano passado pelo Governo Estadual (R$1.311.967,25), com a contrapartida do município, a viabilização do terreno.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Jacarezinho, tenente Angelino José de Siqueira, relatou que não há qualquer indicação interna do comando estadual da instituição de que o local já esteja definido, mas ressaltou que “todos os estudos técnicos apontam para Jacarezinho como o local mais preparado”.