Câmara Mirim

Publicado em: 21/03/2011 13:06 | Fonte/Agência: Secretaria/Câmara | Autor: Roberta Philippsen Janz

Projeto Câmara Mirim de Jacarezinho recebe o SEBRAE em sua 8ª Sessão Ordinária

Na última sexta-feira (18), os Vereadores Mirins Ana Letícia Carneiro de Camargo (Elo), Igor Benetti de Oliveira Lavorato (Imaculada), Jaqueline Graziele Maldonado, Helen Camilo da Silva (José Pavan), Luan Antonio Sene Pimentel e Júlia Ferreira Parise (Maranata) se reuniram nas dependências da Câmara Municipal de Jacarezinho para sua 8ª Sessão Ordinária.

Nela os Mirins discutiram assuntos importantes como a epidemia de Dengue no município, o que pode ser feito para combatê-la e, futuramente, como evitá-la. Receberam também informações sobre como combater o mosquito e as larvas que podem transmitir a doença. Cada Vereador Mirim ficou encarregado, ainda, de colar cartazes e distribuir panfletos educativos em suas respectivas escolas e bairros, uma vez que, conforme disse a Vereadora Mirim Ana Letícia, "pode até estar passando o ciclo do mosquito da dengue, mas se continuar água parada, depois que passar o inverno, vai ter outro aparecimento da doença porque as larvas que estão sendo colocadas agora crescerão e se reproduzirão em setembro. A população tem que se conscientizar, pois não adianta só ficar falando mal do vizinho e não cuidar do próprio quintal".

O ponto alto da tarde, no entanto, foi a palestra ministrada pelo Consultor do SEBRAE, Roberto Janz, que, a convite da Câmara Municipal, veio conversar com os Mirins sobre a importância do SEBRAE para o desenvolvimento de Jacarezinho e também sobre empreendedorismo.

De uma forma muito didática, Roberto perguntou aos Vereadores Mirins quem já tinha pensando em abrir seu próprio negócio, e, a partir das idéias dos Mirins Luan, Helen e Igor, explicou como o SEBRAE funciona e como pode ajudá-los a serem bem sucedidos em seus negócios através de apoio técnico especializado. "Quanto mais conhecimento você tiver, maior a chance de seu negócio dar certo, e, para o SEBRAE, o conhecimento é a ferramenta mais importante para garantir a sobrevivência e o crescimento da micro e pequena empresa", concluiu o Consultor.

Foi esclarecido, ainda, que o SEBRAE tem por objetivo auxiliar tanto aqueles que desejam abrir seu próprio negócio, como os que já são pequenos empreendedores e querem aprimorar-se, tudo isso tendo por finalidade maior o desenvolvimento do Município. "Convencer uma empresa de fora a se instalar em Jacarezinho não é tarefa tão fácil, mas investir no empresário local, e não só naquele que possui uma indústria ou loja na cidade, mas também naquele que trabalha nos fundos de sua casa fabricando salgadinhos para festas, por exemplo, é mais simples e gera mais empregos e desenvolvimento a longo prazo", disse Roberto.

Ao final, os Mirins foram convocados para a próxima Sessão Ordinária Mirim que será realizada na Câmara Municipal de Jacarezinho, no dia 1º de abril de 2011, às 15h00. Toda a população está convidada para vir prestigiar e acompanhar a sessão, pois afinal, a participação da comunidade é de extrema importância para o sucesso do Programa Vereador Mirim.

Roberta Philippsen Janz

Assistente Legislativa da Câmara Municipal de Jacarezinho