Geral

Publicado em: 09/03/2011 16:00 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeita Tina Toneti parabeniza mulheres jacarezinhenses pelo dia Internacional da Mulher

Na manhã da última terça-feira, a prefeita Valentina Toneti falou com exclusividade ao site oficial do município, parabenizando todas as jacarezinhenses pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado anualmente em oito de março. Com o Carnaval, a tradicional palestra comemorativa da Câmara de Vereadores foi remanejada para o próximo dia 16. Em parceria com a prefeita, a organização está a cargo das vereadoras Luciane Alves e Maria Luiza Boberg.
A prefeita Tina Toneti falou também sobre a origem do dia Internacional da Mulher, associado comumente com o incêndio de 1857 em fábrica de produtos têxteis de Nova York. O verdadeiro gênese da data símbolo da luta feminina data de 1917, quando 190 mil mulheres de Petrogrado (hoje São Petersburgo na Rússia) saíram às ruas protestar contra os preços abusivos de alimentos em tempos de Guerra.
Assim como escreveu Adriana Jacob Carneiro na Folha de S. Paulo de terça, este foi o primeiro movimento da Revolução de Outubro. Segundo a pesquisadora em gênero e mídia, a data foi oficializada pela ONU somente em 1975. Carneiro contextualiza que a grande diferença entre as histórias é que no incêndio, a mulher é vítima da opressão dos patrões enquanto na real origem da data, a mulher ocupa a posição de protagonismo, ainda mais por desencadear uma revolução que adquire caráter preponderante na história política mundial.
Tina Toneti, que costumava rememorar frases do ex-presidente Lula, desta vez o fez com uma declaração da presidente Dilma Roussef. “Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”, citou.

Paralelo
Traçando um paralelo sobre mulheres que alcançaram o sucesso profissional, a prefeita Valentina Toneti recebeu na semana passada a Corregedora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, Susana Camargo. Estavam presentes ainda o secretário de Planejamento Nelson Paulino e a Procuradora do Município Leana Bacon. Na breve conversa, as autoridades dialogaram sobre liberdade de imprensa, poder e Justiça, bem feitorias realizadas na gestão da prefeita, trabalho de correição da desembargadora e, principalmente, distribuição de renda para os mais pobres. “À medida que você contribui para a modificação social, eleva a condição dos seus iguais de aumentarem sua ambição e até alçar novos ideais”, comentou a prefeita.

Microcrédito
A prefeita expôs sua ideia de criar uma cooperativa de microcrédito no município. Baseado no livro que conta a verdadeira história do “Banqueiro dos pobres” de Bangladesh, Tina Toneti contou a trajetória do homem que foi o precursor dos empréstimos à pessoas de menor renda, proporcionando que centenas de pessoas pudessem sair da condição miserável em que viviam. “Nunca me esqueci de uma frase que me disseram. Não importa de onde você veio e sim para onde é que você vai”, emendou.

Tecnologia e Justiça
Sobre o trabalho de correição aos judiciário de Ourinhos, a desembargadora disse que a “Justiça Federal tem sempre muito trabalho, mas é muito eficiente e cuidadosa nas decisões”. Susana também falou da identificação biométrica que está para ser implantada no Estado de São Paulo visando celerizar os processos. “Só que é indispensável o olhar humano. Precisamos aliar a tecnologia ao fator emocional. Esta sim é uma conjugação importante”, comentou.

Campanhas eleitorais
Nelson Paulino defendeu a ideia de campanhas eleitorais mais transparentes, com financiamento público controlado e garantindo que não houvesse investimento de recursos privados. Susana concordou e emendou que o período de campanha deveria ser mais curto. De acordo com a desembargadora, elas deveriam servir apenas para a divulgação das propostas e, em sua opinião, deveria ser separada por temas, sem dar margem a subterfúgios e manobras publicitárias. “Desta forma, a população prestaria mais atenção, proporcionando maior conscientização em geral”, disse.

Origens
Hoje também corregedor do Estado de São Paulo, Wilson José Eusébio acompanhou Susana Camargo em sua visita. Eusébio formou-se quando a UENP ainda era Fundinopi, na Faculdade de Direito e morou a vida toda em Jacarezinho. A visita só foi possível graças à correição que os profissionais realizam em Ourinhos. O corregedor falou de sua trajetória no município paranaense. Susana também é paranaense, só que de Palmas, localizada a 600 qulômetros daqui.