Câmara Mirim

Publicado em: 03/03/2011 15:04 | Fonte/Agência: Secretaria/Câmara | Autor: Roberta Philippsen Janz

Câmara Mirim de Jacarezinho completa hoje dia 3, seis meses atuação.

A Câmara Municipal de Jacarezinho, desde setembro do ano passado, vem realizando o chamado Programa Vereador Mirim, idealizado pela Vereadora Luciane Aparecida Alves, e que tem por objetivo a educação cívica dos alunos, com idade entre 11 e 15 anos, matriculados em diversos colégios públicos e privados de nosso Município.

Nas tardes de sexta-feira, a cada 15 dias, os vereadores Mirins reúnem-se no plenário da Câmara Municipal para simular as Sessões Ordinárias do Poder Legislativo através de propostas apresentadas pelos próprios alunos. Isso tem sido de grande valia, pois a maioria deles não distingue bem as diferenças entre as atribuições da Câmara Municipal e as da Prefeitura, nem sabem quais são, exatamente, as funções de um Vereador.

Além disso, o fato de os próprios alunos elaborarem suas propostas faz com que cada Vereador Mirim, junto com sua família e sua escola, tenha mais interesse pelos problemas de Jacarezinho, bem como que busque formas para solucioná-los.

Atualmente, participam do Programa apenas as Escolas Maranata, Imaculada Conceição, Colégios Elo e José Pavan, apesar de todos os outros também terem sido convidados. As eleições dos Mirins a partir deste ano serão feitas pelos Servidores da Câmara Municipal no mês de outubro de cada ano, elegendo-se os representantes nas próprias escolas, pois assim se obtém maior envolvimento dos professores e dos demais alunos.

Dessa forma, é extremamente importante que as Escolas de Jacarezinho, o Poder Executivo e os órgãos públicos em geral colaborem para que o Programa Vereador Mirim possa atingir plenamente o seu objetivo, que é, acima de tudo, a educação.

Para tanto, a Câmara Municipal tem convidado para participar das Sessões Mirins Secretários Municipais e pessoas responsáveis por entidades e órgãos públicos. Esses convidados ficam incumbidos de dar pequenas palestras aos Vereadores Mirins sobre o trabalho que fazem em suas repartições, como elas funcionam e que papel desempenham na sociedade, tudo isso para que as crianças tenham uma visão global de como é a estrutura dos Poderes Legislativo e Executivo de Jacarezinho.

Já passaram pela Câmara Mirim os Secretários Municipais de Educação, Cultura e Esportes, de Administração, de Agricultura e Meio Ambiente, além do antigo Diretor Contábil da própria Câmara Municipal, que conversou com os Mirins sobre impostos e tributação.

Para que o Programa Vereador Mirim tenha ainda mais sucesso, a Câmara Municipal de Jacarezinho conta com o apoio de toda a sociedade e principalmente dos órgãos públicos, pois afinal, é através de programas como este que se formam cidadãos mais comprometidos com o local onde vivem e mais conscientes na hora de escolher seus representantes.

Roberta Philippsen Janz

Assistente Legislativa da Câmara Municipal de Jacarezinho