Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 22/09/2008 14:30 | Autor: Dep. de Comunicação

Vestibular da UAB será no dia 28 de setembro

O primeiro vestibular para a Universidade Aberta do Brasil, pólo de Jacarezinho, se realizará no dia 28 de setembro. A escola municipal Vera Cecília Lamin será o local onde os candidatos farão as provas. No período da manhã, com início às 9 horas, o teste terá 40 questões, de múltipla escolha, sobre Conhecimentos Gerais abrangendo as disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. No período da tarde, à partir das 15 horas, a prova será de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, também de múltipla escolha, e Redação.

O gabarito com as respostas das provas de alternativas múltiplas será divulgado no dia 29 de setembro, às 15 horas somente no site www.uem.br/vestibular e a lista dos aprovados sairá no dia 18 de outubro.

Os candidatos que prestaram uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) poderão utilizar a nota obtida na prova objetiva.

UAB Jacarezinho

O primeiro vestibular da UAB tendo Jacarezinho como pólo presencial disponibiliza 75 vagas em cursos à distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para Licenciatura em Pedagogia são 50 vagas e Licenciatura em Física, 25. Assim como na modalidade presencial os cursos não têm mensalidade, por se tratar de uma instituição pública. O intuito do sistema Universidade do Brasil é ampliar o acesso ao ensino superior em lugares e regiões onde ele é inexistente ou escasso. Isso se dá através da criação dos pólos presenciais que servem de infra-estrutura física, pedagógica (com os tutores) e laboratorial para os alunos, que têm no mínimo 20% das aulas de encontros presenciais. O professor coordenador do curso de licenciatura em pedagogia da UEM, Célio Juvenal Costa, comentou em sua visita a Jacarezinho, que a opção do MEC por abrir vagas para esses cursos se deu devido a um déficit de profissionais habilitados a lecionar as duas disciplinas no país.

A UAB em Jacarezinho vai funcionar dentro da Secretaria Municipal de Educação que está em reformas para receber os alunos.