Geral

Publicado em: 28/02/2011 15:14 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Prefeitura finaliza nova fase da atualização da sinalização viária

Através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho concluiu no último domingo uma das últimas obras de atualização da sinalização viária urbana de Jacarezinho. Além da importante contribuição em relação à melhoria do fluxo de veículos, a mudança mais relevante diz respeito ao entroncamento das avenidas Manoel Ribas com Brasil. Local de recorrentes acidentes e derrapagens, um novo sistema foi planejado visando a segurança dos condutores.
Visível à distância, bem pensada e com as preferenciais definidas, agora os motoristas terão maior facilidade de perceber qual a via preferencial. Para construir o projeto, a equipe de Desenvolvimento Urbano realizou estudo da quantidade de veículos que trafegam e cruzam as duas avenidas, assim como pela rua São João. Os dados serviram de base para a execução do entroncamento.
Mesmo com o período chuvoso, os funcionários trabalharam em sábados, domingo e feriados – aproveitando os dias ensolarados – e todas as faixas de pedestre da cidade foram repintadas. A atualização de toda sinalização, que começou em 19 de janeiro, deve ser concluída nas próximas semanas.
Dentro das ações do projeto, desenvolvido pelo secretário de Desenvolvimento Urbano Edson Jackson Yera de Oliveira e executado por equipe coordenada pelo diretor municipal de trânsito Aparecido Donizetti Elero, ainda está prevista a pintura das faixas divisórias também em frente à Faculdade de Educação Física e nas imediações do Forum. Além disso, a partir da próxima quinta-feira, 59 placas indicativas serão instaladas na nova fase do processo. Serão 28 indicativas aéreas – suspensas por um poste e localizadas acima do asfalto e medindo 1x2 metros – e 31 de solo (1x1 metro).
Também responsável pela obra, o arquiteto Everson Mateus Rodrigues Pereira destaca que a mudança nos sinais é conseqüência do crescimento da cidade e do aumento do número de veículos transitando.
O titular da pasta Edson Yera destacou a relevância prática do projeto. “As conseqüências destas mudanças poderão ser sentidas no cotidiano dos moradores. Ao praticar atividades corriqueiras, como deslocar-se de um lugar pra outro, ficará perceptível as melhorias trazidas com essa atualização”, disse. O diretor municipal de trânsito Aparecido Donizetti Elero contou que a atualização da sinalização da principal via da Vila São Pedro, a rua José Pavan, também foi concluída, assim como da alameda Padre Magno e demais ruas do Centro e bairros.