Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/09/2008 15:29 | Autor: Dep. de Comunicação

Jacarezinho comemora o Sete de Setembro na rua Paraná

Com uma pontual cerimônia de hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura, exatamente às 8 horas, iniciou-se a homenagem do município de Jacarezinho ao feriado de Sete de Setembro, data em que se comemora o primeiro ato rumo à Independência do Brasil. A bandeira nacional foi hasteada pelo Major Diniz do 2º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Bereza fez as honras à bandeira do Estado do Paraná e o Secretário Municipal de Planejamento, Nelson Paulino, foi responsável pelo hasteamento da bandeira de Jacarezinho.

A Secretária Municipal de Educação, Laura Lemos, proferiu o discurso que finalizou a primeira parte da cerimônia. Ela pontuou os fatos mais relevantes da História do Brasil que culminaram no ato do príncipe regente Dom Pedro, que às margens do riacho do Ipiranga proclamou a Independência do Brasil de Portugal, a metrópole.

Na segunda parte da cerimônia autoridades e população se encaminharam à rua Paraná que há mais de 50 anos é palco do desfile cívico de Sete de Setembro.

Representando os militares, desfilaram Tiro de Guerra com alguns recrutas do pelotão de selva; a Polícia Militar levou alguns membros da corporação e carros da frota; os Bombeiros desfilaram com a viatura de incêndios, homens com farda de salvamento e levaram duas crianças fardadas. Em seguida a Banda Municipal, posicionada em frente ao palanque de autoridades, fez sua segunda apresentação oficial com duas músicas. As escolas estaduais Rui Barbosa, Luiz Setti (com alunos do bloco Obatalá), Imaculada Conceição (onde estudaram descendentes da família imperial) e José Pavan levaram suas fanfarras para a rua assim como a APAE. A última fanfarra a desfilar foi da Guarda Mirim de Jacarezinho, sob instrução do maestro Luis Henrique Hartmann, que finalizou o desfile para o encerramento com a Banda Municipal, que apresentou outras músicas do repertório.