O secretário Municipal de Administração João Luccas Thabet Venturine participou, na última sexta-feira, 11 de fevereiro, de encontro do Conselho Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública do Estado do Paraná (Coesems), em Arapongas, a 188 quilômetros de Jacarezinho.
A pauta do encontro foi a definição de um marco legal que orientasse os municípios na constituição da Guarda Municipal. Venturine participou no intuito de trazer à prefeita Tina Toneti as considerações do conselho, bem como as ações de segurança pública debatidas no encontro. Jacarezinho, Santo Antônio da Platina e Ribeirão Claro integram o núcleo de Arapongas, cujas discussões concernentes à segurança pública serão intensificadas nos próximos encontros. De acordo com o coordenador do evento, o secretário de Segurança Pública de Arapongas, major Edwayne Arduin, o objetivo da reunião foi “integrar o maior número de gestores, de modo a multiplicar os saberes e, de certa forma, unificar as linguagens, para fortalecer os conceitos mais bem fundamentados tanto de guarda municipal, quanto de segurança pública no município”. Participaram representantes de Campo Largo, Umuarama, Londrina, Pinhais, Ponta Grossa, Toledo e Arapongas.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.