Conservação Urbana

Publicado em: 14/02/2011 16:09 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Disque denúncia de terrenos tem média de 20 ligações/dia

O “Disque denúncia” (para terrenos sujos ou com mato alto) foi lançado pela secretaria de Conservação Urbana, em parceria com a pasta de Desenvolvimento Urbano e com o departamento de Meio Ambiente no final da semana passada. É mais uma das medidas adotadas pelo Município na luta contra a proliferação de focos do mosquito da Dengue. Os telefones 3911-3105 e 3911-3017 estão à disposição da população para denunciar terrenos abandonados ou proprietários irresponsáveis.
De acordo com o secretário Leonardo Costa Santos, desde que foi lançado o “Disque”, são mais de 20 ligações todos os dias. As denúncias são anotadas e verificadas por alguma das três equipes, que estão trabalhando em conjunto. “Já deu um resultado, mas queremos mais. As pessoas estão sabendo, comentando e utilizando o serviço. Os fiscais da Prefeitura e funcionários da Conservação Urbana e do Meio Ambiente vão aos locais para verificar as denúncias e notificar nos casos em que o descaso for confirmado”, disse. “Hoje mesmo uma senhora ligou agradecendo a limpeza de um terreno vizinho que, segundo ela, estava abandonado há dez anos”, comentou.
Na reunião intersetorial realizada na Faculdade de Filosofia na última quinta-feira, 10 de fevereiro, o secretário disse que estes terrenos, que não cumprem sua função social da propriedade urbana têm os dias contados. “Não podemos mais nos curvar a esta verdadeira farra dos terrenos de Jacarezinho. Iremos contatar imobiliárias e proprietários. Alguém vai ter que assumira a responsabilidade e limpar”, disse.
A fiscal da secretaria de Desenvolvimento Urbano, Fernanda Rosseto, apontou um caso emblemático para a cidade. “Todo mundo deve se lembrar de um terreno próximo à Casa do Estudante, da Faculdade de Direito, que nunca foi cuidado, acumulava lixo e focos de Dengue. Notificamos e localizamos o proprietário em Curitiba só depois de notificar a imobiliária”, explicou.
A tecnóloga do departamento de Meio Ambiente Annieli Maieski informou que na manhã desta terça-feira, o destino dos fiscais seria o Jardim Panorama. “Há muitas denúncias naquela região tanto de mato alto quanto de lixo acumulado nos terrenos baldios”, explicou. De acordo com Maieski, por conta de ser um problema de saúde pública, o prazo para a regularização do terreno foi encurtado. O proprietário notificado tem 48 horas para realizar a limpeza. Caso contrário, será multado pelos fiscais da Prefeitura. O valor da multa varia de R$301 a R$1000, já que por conta dos surtos isolados de Dengue que a cidade enfrenta, a infração é considerada grave pelo Código de Posturas do Município.