Desenvolvimento Urbano

Publicado em: 09/02/2011 16:13 | Autor: Alfredo Jorge / Rômulo Madureira / Departamento de Comunicação

Prefeitura consegue mais R$1,2 milhões para reparos dos danos causados pela enchente

A prefeita Tina Toneti solicitou na última semana junto ao Ministério da Integração Nacional abertura de novo processo licitatório para recuperação e melhorias no asfalto, habitações e pontes das áreas afetadas pelas enchente que arrasaram parte da cidade em 2009. A data da publicação foi no último dia 3 de fevereiro e o prazo para a abertura da licitação é de 30 dias. “Finalmente poderemos finalizar estas obras para sanar todos os problemas provocados pela tragédia que assolou nossa terra no final de 2009. As medidas emergenciais foram tomadas, mas este é o projeto que esperávamos para ajustar os locais atingidos”, disse a prefeita.

Neste projeto, os valores-teto são de R$572 mil reais para recuperação em pavimentação asfáltica, R$468 mil em melhorias para as pontes urbanas e R$160 mil referentes à revitalização de unidades habitacionais, totalizando os R$1,2 milhões. Desde dezembro de 2009, quando o município sofreu sérios prejuízos em sua infraestrutura urbana com destruição e danos ao asfalto, avarias de pontes e destruição completa de muitas casas.

Durante os meses posteriores, os setores competentes da Prefeitura Municipal realizaram incessantes medidas emergenciais e de assistência social aos atingidos. Os reparos urgentes, como desobstrução de vias e remoção de moradores em áreas de risco, doação de colchões e alojamento dos atingidos programas já realizados na época.

Mas o projeto cuja licitação deve sair nos próximos dias é mais abrangente e holístico, preocupado também com a prevenção para eventuais futuros desastres similares e as reformas de maior custo, que precisaram de uma quantia financeira maior, necessitando ser angariada junto ao Governo Federal.

O projeto foi desenvolvido pela secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano, sob o comando do engenheiro civil Edson Jackson Yera de Oliveira, que também foi incumbido de fiscalizar as obras e o contrato. “Enquanto os outros reparos foram sendo feitos, desenvolvemos ampla gama de estudos com planilhas quantitativas e orçamentárias sobre as prioridades em cada região da cidade e o projeto, de alto rigor técnico, foi composto e encaminhado ao Ministério”, disse.

Nele, a secretaria de desenvolvimento urbana esmiuça as áreas do município que serão atendidas. As vias contempladas com a revitalização da pavimentação são a rua Minas Gerais, a avenida Interventor Manoel Ribas e a alameda Padre Magno, as pontes serão a do Ribeirão Água Feia (vila Rosa); quatro do Ribeirão Ourinhos: Jardim Afonso, Almirante Tamandaré, Fernando Tadey e IBC. Ainda serão contempladas 18 casas conforme descreve a planilha do projeto.

Agora é aguardar que o Ministério da Integração Nacional autorize a abertura do processo licitatório, para que uma ordem de serviço possa ser expedida. Depois destes trâmites, o prazo completo para conclusão de todas as obras é de três meses.

Todas as empresas que tiverem interesse em disputar o certame licitatório receberão cópias dos arquivos digitais referentes aos projetos. Cópias impressas do mesmo estão à disposição para consulta junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.