Conservação Urbana

Publicado em: 03/02/2011 13:20 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Leonardo Santos assume pasta e propõe trabalho participativo

O diretor de meio-ambiente Leonardo Costa Santos assumiu na última terça-feira a secretaria de Conservação Urbana (antiga secretaria de Obras) e divulgou quais serão as prioridades de trabalho. Formado em Direito, com experiência no Sebrae e Prefeitura, recebeu o cargo das mãos do vice-prefeito, Beto Rocha, e contou que planeja trabalhar de forma participativa entre os funcionários da pasta, de modo a agregar conhecimentos pelo bem da conservação pública.

Já no segundo dia no cargo, ontem, teve que resolver grave problema na vila São Pedro, provocado pelas constantes pancadas de chuva que caem na região. Durante todo o dia, levou maquinário e seu pessoal para trabalhar no cruzamento entre as ruas Alagoas e Minas Gerais. Havia grande quantidade de terra e entulho trazida pela enxurrada, obstruindo a passagem dos moradores. A equipe de conservação urbana retirou os entulhos e passou a máquina para retornar à rua ao mesmo nível e depois desentupiu as galerias de esgoto. “É a primeira semana, temos que ser realistas e resolver primeiro as medidas mais urgentes. Aqui observamos só as conseqüências de quatro quadras de enxurrada descendo. De pronto, deixamos em segundo plano os demais trabalhos para liberar o acesso à população”, disse.

Santos explica que o projeto para seu comando é de fazer reuniões todas as tardes com seus funcionários para discutir o que será feito no dia seguinte e colher depoimentos sobre a situação dos pontos críticos da cidade. “Nossos funcionários são parte da população que também sofre com alguns dos problemas. Queremos ouvi-los e aprender com eles para ajudar na definição das prioridades”, diz. O secretario conta que este planejamento será finalizado nas próximas semanas com a prefeita Tina Toneti. “Precisamos sentar e concluir este plano emergencial. Mas para isso é preciso que hierarquizemos as ações de acordo com o orçamento disponível. A vila São Pedro é uma das prioridades, isto é fato. Mas, temos que estudar o recurso para saber se conseguiremos uma reforma completa do sistema de galerias ou medidas paliativas para amenizar o problema. E também para as demais regiões do município. Vamos enfrentar nossos desafios”, disse. O secretário ressalta que, para manter a população segura e o acesso livre, todos os esforços serão feitos em parceria com a Prefeitura e tentados, junto ao governo Estadual e Federal inclusive.

Frentes de serviço

O encarregado da limpeza, Mario Alves, disse que na tarde de ontem as máquinas iriam cascalhar o Jardim Panorama. Hoje, o planejamento era iniciar a retirada do entulho da beira do ribeirão Ourinhos, também na vila São Pedro. “Tem dia que recolhemos até dez caminhões de entulho de um bairro apenas, fora o que a empresa terceirizada não retira”, explica.

Leonardo Santos diz que pretende trabalhar com quatro frentes distintas de serviço concomitantemente. “Gargalos importantes de nossa gestão pública são a limpeza pública (coleta de lixo, coleta seletiva), a iluminação pública (que em alguns pontos precisa ser revista e em outros, ampliada), o tapa-buracos nas vias pavimentadas e nivelamento nas que ainda não possuem asfalto e a relação com o Meio-Ambiente", comenta.

O secretário entender que “de nada adianta” utilizar-se o tempo todo de medidas somente resolvendo problemas emergenciais, sem planejamento e respeito à Natureza. "Todos sabemos e estamos vivenciando este círculo vicioso no mundo, de agredir o Meio-ambiente e recebermos de volta o desequilíbrio e as catástrofes naturais. Trabalhamos de maneira sustentável”, observou.

Forma de trabalho

“Nosso objetivo é agregar conhecimento e trabalharmos motivados”, disse. “Temos mesclados funcionários antigos de carreira e alguns recém-contratados. No momento de tomada de decisões, quero a experiência deles e o sangue-novo dos mais jovens para resolver senão todos, boa parte dos problemas de conservação de Jacarezinho”, disse. Santos comentou que esta parceria é outro círculo vicioso, só que desta vez para o bem. “Com a valorização dos nossos homens, o trabalho será feito com mais motivação e a população terá um serviço de maior qualidade”, falou.
De acordo com a prefeita Tina Toneti, a nomeação integra série de mudanças realizadas todos os anos em sua gestão e o nome de Leonardo era o mais adequado para o cargo. “É importante que sempre renovemos os cargos dentro das secretarias e departamentos para que o trabalho fique cada vez mais eficiente. O Leonardo, que já era diretor de meio-ambiente poderá continuar as obras e reparos iniciados pelo Beto Rocha e ainda fazer este elo com a questão ambiental”, explica.

Limpeza dos terrenos
Definida como uma das frentes de trabalho da administração de Leonardo frente à Conservação Urbana, Santos pretende acabar com a “farra dos terrenos baldios abandonados”, em parceria com os fiscais para enrijecer a fiscalização e aumentar as notificações. Para isto, foi desenvolvido pelo departamento de meio ambiente e repassado para o Executivo um projeto que estipula essas multas de acordo com a gravidade. “O decreto foi publicado na última terça”, diz. Os fiscais irão avaliar caso a caso, dependendo do tamanho do terreno, da quantidade de lixo, do dano que está causando ao bairro e multar os donos irresponsáveis. A multa varia de R$100 a cinco mil reais.

O município obedece a um código de posturas, que está disponível em nosso site (www.jacarezinho.com.br). O capítulo 2 fala sobre a limpeza pública. Os artigos de 24 a 30 deste capítulo explicam detalhadamente o que o cidadão pode e o que não pode fazer a respeito deste assunto. O parágrafo único do artigo 29, é que autoriza o município a multar o morador que não obedecer a notificação dentro do prazo de 10 dias.