Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 27/08/2008 14:28 | Autor: Dep. de Comunicação

Primeiro vestibular da UAB com Jacarezinho como cidade pólo

As atividades da Universidade Aberta do Brasil tendo Jacarezinho como cidade pólo começam na segunda-feira, 1º de setembro. Neste dia serão abertas as inscrições para o vestibular para dois cursos à distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Serão oferecidas 75 vagas, sendo 50 para Pedagogia e 25 para Física, ambos de licenciatura plena. O valor da inscrição, feita exclusivamente pela Internet até o dia 16 de setembro, é de R$ 60.

A prova será realizada em 28 de setembro e a divulgação do gabarito no dia seguinte às 15 horas no site www.uem.br/vestibular. No mesmo link será divulgado o Manual do Candidato e o resultado do vestibular, no dia 18 de outubro.

UAB

O objetivo da UAB, segundo o MEC, é expandir a abrangência do ensino superior público existente através do ensino à distância e assim disponibilizar uma maior oferta de cursos em locais onde era insuficiente ou inexistente. Iniciado em 2005, o programa disponibilizou mais de 40 mil vagas para graduação e pós – graduação no ano passado.

O papel da cidade pólo é servir de base para os laboratórios de informática, biologia, química e física e a biblioteca, além das salas para as aulas presenciais (que representam 20% do programa).

A sede do pólo de Jacarezinho será a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes que está passando por uma reforma visando à acessibilidade do prédio. No mesmo local vai funcionar ainda o telecentro comunitário, acesso à Internet gratuito, que servirá de suporte à UAB. Nesse sistema os vídeos das aulas são disponibilizados na Internet e o aluno pode assistí-las quantas vezes quiser. Tutores preparados pela Universidade ficam disponíveis no pólo para tirar dúvidas.

A escolha dos cursos é de responsabilidade do MEC e a elaboração da grade curricular fica à cargo das próprias instituições envolvidas no programa.