Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/08/2008 08:19 | Autor: Dep. de Comunicação

Georreferenciamento é imposição do Governo do Estado do Paraná

Nesta semana os pais de alunos matriculados nas escolas municipais e estaduais de Jacarezinho receberam um comunicado para fazerem o recadastramento de seus filhos nas escolas. O procedimento faz parte do início da implantação do sistema de Matrícula por Georreferenciamento, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná já implantada em 65 municípios do Estado, inclusive a cidade vizinha, Santo Antônio da Platina.

Os alunos que deverão se adaptar ao sistema são aqueles que vão ingressar na 1ª e 5ª série do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio em 2009. A exigência do Governo Estadual tem como objetivo cumprir e adaptar os municípios ao que determinam artigos não só da Constituição Federal e Estadual como do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que garantem aos alunos o direito de estudar na escola mais próxima de onde moram.

As etapas para implantação do sistema consistem em identificar alunos e escolas, localizar residências e vagas e relacionar moradias e critérios de proximidade para garantir vagas.

A mudança vai acarretar na compra de um equipamento (software) capaz de localizar via GPS (Global Positioning System) de forma precisa alunos e escolas e a forma mais correta de distribuição das vagas. O programa vai auxiliar, inclusive em possíveis expansões da rede de ensino indicando os lugares ou regiões que possuem demanda de novas escolas.

Escolas Municipais

A Secretaria Municipal de Educação informa que os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica obtidos pelas escolas municipais de Jacarezinho estão à disposição para consulta no site:  ideb.inep.gov.br/Site