Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 01/02/2011 00:53 | Autor: Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira

Torneio dá R$700 em prêmios e coíbe violência nos gramados

O Departamento municipal de Esportes divulgou na última semana a tabela da Nova Copa Jacarezinho de Futebol. O regulamento foi definido em congresso técnico realizado na última sexta-feira na sede do Hotel Municipal com os representantes dos times. Serão sete equipes disputando quem será a campeã municipal de 2011. Para o time vencedor, R$400 (medalha e troféu) e para o vice, R$300 (medalha e troféu).
Inscreveram-se no torneio as equipes do Parque Bela Vista, da vila Setti, vila Maria, vila Rosa, vila São Pedro, Aeroporto e Jardim São Luiz. Só serão autorizados a defender seus times os atletas que residem nos respectivos bairros. Esta medida evita uma eventual “seleção” formada pelo idealizador de algum dos times.
A diretora municipal de esportes, Nilda Graciliano acrescentou que o nível técnico dos atletas neste ano vai surpreender quem for ao estádio. “Todos estão muito bem preparados e as partidas serão muito acirradas. A entrada será franca. Ninguém vai precisar pagar para ver um bom jogo no domingo”, disse.
As equipes inscritas na também participarão de um torneio de apresentação dos jogadores, chamado de “Torneio Início”, este realizado em apenas um dia, no domingo, 13 de fevereiro a partir das 9h (tolerância de atraso de 30 minutos). Já os jogos da Nova Copa Jacarezinho serão realizados no período da tarde no Estádio Municipal Pedro Vilela, sempre com duas partidas marcadas, com o primeiro jogo de cada rodada começando às 13h30 (tolerância de 15 minutos somente para a primeira partida) e a segunda partida em seguida. Abre a competição, no dia 20 de fevereiro, Vila São Pedro contra Vila Setti seguido de Vila Maria contra Vila Maria. O sistema do campeonato é “todos contra todos” e os dois melhores vão para a grande final, a ser realizada em dois jogos, nos dias 10 e 17 de abril, às 15h. A ordem dos jogos foi por sorteio feito no próprio congresso técnico.
Representante do Jardim São Luiz, Vilela José Santana aprovou os moldes com que a edição foi organizada. “Achamos que foi muito bem aproveitado o sistema. No congresso, foi tudo bem explicado e as normas estão claras. Pelo que eu vi aí pelos times, as equipes estão equilibradas, mas o Jardim São Luiz tem grandes chances de vencer”, disse.
Esta edição apresenta algumas novidades, como a punição em dinheiro ao time que não comparecer à sua partida (W.O.), assim como a indisciplina em campo revertida em serviços comunitários. Quem receber cartão amarelo terá de doar um litro de leite para os membros da Comissão Organizadora, que o encaminharão a uma entidade de caridade, a Provopar.
A organização deu mostras que a indisciplina não será mesmo tolerada e, caso o jogador leve outro amarelo em outra partida, terá que doar uma caixa fechada com 12 leites longa-vida, além de cumprir suspensão. O coordenador de arbitragem José Walmir de Carvalho Pereira, justificou a decisão. “É uma medida educativa para os jogadores, que vai tornar o jogo menos violento, portanto um futebol mais fluido, dinâmico e bonito. Além do mais, ainda ajudaremos a uma instituição sem fins lucrativos”, ressaltou.
Em linhas gerais, a titular da pasta falou sobre eventos desta natureza que acontecerão durante o ano. “Queremos dar continuidade e promover o esporte de nosso Município, dar sustentação e desenvolver os princípios que orientam o esporte na cidade, proporcionando aos jacarezinhenses momentos de integração lazer e diversão, independentemente da classe social”, concluiu.