Geral

Publicado em: 25/01/2011 16:57 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Jacarezinho | Autor: Departamento de Comunicação / Rômulo Madureira / Alfredo Jorge

Competidores de Jacarezinho fazem bonito na 19ª Prova Pedestre de Wenceslau

Na última quinta-feira, dia 20, o departamento municipal de Esportes levou uma equipe de atletismo do município até a cidade de Wenceslau Braz, a 105 quilômetros de Jacarezinho, para participar da 19ª Prova Pedestre de São Sebastião, realizada anualmente no município. A tradicional prova contou com competidores de 25 cidades diferentes e os jacarezinhenses voltaram cheios de prêmios.
Segundo o chefe da divisão de esportes Mario Lopes Pinheiro, o desempenho dos atletas de nosso município foi positivo, tendo em vista o alto nível dos concorrentes, já preparados para esta modalidade, de corrida de rua. “Eles estão correndo muito bem. No ano passado, em todas as competições que participaram, trouxeram premiações”, disse.
Como de praxe, a corrida de rua de Wenceslau foi dividida em baterias por sexo e idade, variando também a distância a ser percorrida. Dentre os atletas de Jacarezinho, os mais bem colocados foram Pedro Henrique Queiroz (3º lugar infantil masculino na modalidade até 14 anos) e Shellen Rodrigues Garcia (que também levou o bronze, só que na faixa etária até 18 anos). O adolescente percorreu um quilômetro em 3min45s enquanto a moça concluiu seus quatro quilômetros em 17min58s. Na cola de Shellen, apenas 23 segundos depois, chegou Leila Aleixo.
Já Adalto Hugo Pimenta concorreu na categoria de 18 a 39 anos (que estipulava distância de oito quilômetros) e conseguiu o 4º lugar, finalizando a prova em 28min17s. Também com distância fixada em oito quilômetros, competiram Paulo Sérgio de Souza, que ficou com a terceira colocação (tempo de 29min). Correndo na mesma categoria, Luiz Carlos dos Santos chegou na oitava colocação (35min). Voltando para as crianças, na prova masculina até 14 anos, o 6º lugar ficou com Samuel dos Santos Quintino, que completou a corrida em 3min55s. Esta última informação prova que a bateria masculina das crianças foi a mais concorrida, já que o terceiro colocado, o também jacarezinhense Pedro Henrique Queiróz, chegou apenas 10 segundos na frente de Samuel, que foi o sexto.
A ideia de participar partiu dos próprios atletas e foi abraçada pela diretoria de esportes, que angariou recursos e forneceu o transporte aos competidores. O chefe da divisão ressalta que a preparação para esta prova em específico foi “fruto da preparação de cada um”. As escolinhas de Atletismo estão programadas para o decorrer do ano. “O cronograma já está pronto e a intenção é instituir escolinhas também de atletismo para crianças de 5ª à 8ª série, aguardamos agora a chegada dos estagiários do curso de Educação Física” frisou Pinheiro.
Os atletas que viajaram até Wenceslau enviaram comunicado à diretoria de esportes agradecendo o transporte oferecido e a oportunidade de terem comparecido no evento. Mario Pinheiro respondeu que esta parceria é boa tanto para o município quanto para os atletas. “Queremos mesmo incentivá-los para galgarem saltos maiores e quem sabe até seguir profissionalmente no esporte. E só se consegue isso com treinamento duro e bagagem, adquirida na experiência deste tipo de competição”, finalizou.

Corrida Rústica do Aniversário de Jacarezinho
Aqui na cidade, a prova correspondente é a tradicional Corrida Rústica, que neste ano acontecerá em 3 de abril. Muito prestigiada, competidores de diversas cidades da região se dividem em sete categorias para buscar o prêmio de R$350 + troféu (categoria adulto). Ainda serão premiados os 2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs melhores colocados (com R$250 + troféu, R$200 + troféu, R$150 + medalha e R$150 + medalha, respectivamente, além os troféus e medalhas. A premiação feminina será feita do 1º ao 3º lugar. Ambas as provas da categoria adulta tem 10 quilômetros de distância e custam R$10 para inscrição. Entre as crianças, a premiação será troféus e medalhas. Os pequenos de até 12 anos (mirim) correrão um quilômetro, os adolescentes de 13 a 14 (infantil) e os corredores que tiverem entre 15 a 17 anos terão que disputar ombro a ombro cinco quilômetros de distância. Mais informações podem ser conseguidas através dos números 3911-3015 e 3911-3117.