Desenvolvimento Urbano

Publicado em: 19/01/2011 16:03 | Fonte/Agência: Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/foto:AlfredoJorge

-TRÂNSITO-

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho inicia a partir da próxima semana a atualização da sinalização horizontal e vertical do trânsito da cidade. A medida só foi possível graças a convênio conseguido pela prefeita Tina Toneti junto ao Governo do Estado do Paraná. O único possível empecilho, que impediria o começo da pintura das vias e implantação da sinalização já na segunda-feira seria a continuidade do período chuvoso.
Responsável pelo projeto de sinalização viária da cidade, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Edson Jackson Yera de Oliveira, destacou que as atualizações e reforços na sinalização são indispensáveis para garantir a segurança, tanto dos condutores de veículos quanto dos pedestres. \"Estes dispositivos são essenciais em uma cidade em constante crescimento no número de veículos como é Jacarezinho\", explica. \"Começamos nesta semana a primeira fase, da colocação das primeiras placas e pintura das ruas. Estamos definindo a quantidade exata de materiais necessários para garantir um fluxo viário seguro e coerente\", disse.
O projeto foi desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDU) Urbano, sob comando do titular da pasta, o engenheiro civil Edson Yera e integralmente aprovado pelo Departamento de Trânsito (DETRAN).

Membro da equipe técnica, o arquiteto Everson Mateus destaca a parte do projeto que contempla placas especiais com indicações de instituições públicas e pontos turísticos importantes como o Santuário da Mãe Rainha e Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por exemplo. Todos os anos, esta importante referência religiosa atrai fiéis de todo o país, acumulando nas ruas próximas grande número de veículos de visitantes. A nova sinalização vai facilitar a interligação às vias de acesso da cidade e às rodovias que entrecortam o perímetro urbano.

O engenheiro Rogério DiCredo, técnico da SMDU, realizou levantamento dentre todas as unidades escolares da cidade, visando segurança máxima aos estudantes das redes municipais, estaduais e privadas de ensino. \"Próximo destes estabelecimentos, serão instaladas placas de advertência aos condutores mais desavisados, para que Jacarezinho continue tendo um trânsito seguro, garantindo a tranqüilidade das crianças e também dos pais que os levam até as escolas, incluindo também os professores e funcionários das instituições\", diz.

Durante os próximos dias, já no desenvolver dos trabalhos, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano apresentará dados complementares ainda mais detalhados sobre a atualização da sinalização viária de Jacarezinho.