Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 17/01/2011 16:08 | Fonte/Agência: - Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/fotos:Dep.MeioAmbiente

Dia Ecológico

A diretoria municipal do Meio Ambiente, em parceria com a igreja Assembléia de Deus do bairro Aeroporto, Força Verde da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizaram no último domingo um dia ecológico para crianças de cinco a 12 anos do bairro Aeroporto.
A ideia partiu da coordenadora infantil da igreja, Cheila Borges Sampaio, 28, que solicitou via Câmara Municipal o apoio da Prefeitura de Jacarezinho para a execução do evento, realizado no Parque Ecológico João Garbelini (nas imediações da vila Rondon).
A coordenação ficou a cargo da diretoria do Meio Ambiente, pasta comandada por Leonardo Santos Costa e foi organizada pela tecnóloga Annieli Maieski e pela bióloga Suélen Silva de Oliveira. As duas montaram um itinerário de conscientização ecológica para os pequenos, que abrangeu palestras sobre a coleta seletiva de material reciclável, passeio pelas trilhas e brincadeiras educativas.
A Força Verde da PM se fez presente através dos soldados Douglas Rodrigues e Fernando Ferreira Meira, que apresentaram produtos apreendidos de caçadores e pessoas que não respeitam o meio-ambiente como redes de pesca, estilingues e demais artigos proibidos, explicando o dano que o uso destes utensílios pode provocar à fauna da região.
Annieli Maieski explicou ao grupo de crianças da importância de separar os materiais recicláveis, argumentando que cada um deles deve ter uma destinação correta afim de não poluir o meio ambiente. \"Assim como já palestramos nas escolas e demais eventos durante todo o ano, distribuímos os folhetos da coleta seletiva para familiarizá-los com cada material e prepará-los para a atividade que vinha a seguir\", contou.

A trilha da limpeza
Dentro da trilha ecológica programada, o departamento de meio ambiente preparou uma atividade educativa para as crianças. Suélen de Oliveira explicou que, na prática, as crianças teriam maior facilidade de assimilar o que haviam aprendido. \"Espalhamos materiais recicláveis jogados na trilha e separamos as crianças em grupos, para que cada um recolhesse um tipo de material\", disse. A bióloga contou que a iniciativa foi tão bem sucedida que até mesmo o lixo que não havia sido colocado pela organização foi recolhido pelas crianças. \"Eles não queriam nem saber se o material estava sujo não. Limparam tudo e separaram\", disse.
As funcionárias do departamento ambiental da prefeitura esperam que, através deste aprendizado, as crianças possam até mesmo reeducar seus pais, cobrando que eles também defendam a Natureza.
A coordenadora infantil da Assembléia de Deus, Cheila, chegou a presenciar tal fato. \"Vi uma garotinha dizendo para a mãe que, a partir daquele momento, o lixo seria sempre separado da forma correta\", contou. Cheila trabalha com as 30 crianças na sede da igreja do Aeroporto e, além de ações de defesa ao meio ambiente, também realiza trabalhos com os pequenos de Evangelização e conscientização para quaisquer assuntos que estiverem em voga. \"Agora focamos muito na luta contra a Dengue. Orientamos e percebemos que as crianças, por terem essa facilidade maior de aprendizado, levam mesmo para os pais e é por isso que ansiamos, pela conscientização de toda a comunidade\", finaliza.
Depois do aprendizado, houve distribuição de pirulitos e brindes, inclusive com a presença de \"Jac\", um personagem criado pelo departamento municipal para divertir as crianças e ajudar na assimilação do que foi ensinado.
O local do dia ecológico, a barragem, será a futura sede da Força Verde da Polícia Militar de Jacarezinho. A diretoria de Meio Ambiente também agradece a atenção do Corpo de Bombeiros, que abasteceu as caixas d\'água dos banheiros do Parque. A Assembléia de Deus do bairro Aeroporto já existe há 15 anos e fica na rua Fernando Botarelli (3525-2880). O departamento municipal do Meio Ambiente pode ser contatado através do número 3911-3037.