Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 17/01/2011 13:30 | Fonte/Agência: Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/foto:AlfredoJorge

Novos Professores


Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho realizou ontem, domingo, concurso para professores da rede pública municipal. O número baixíssimo de abstenções surpreendeu tanto a entidade organizadora do teste seletivo quanto a Prefeitura Municipal, já que 97% dos 554 candidatos compareceram para fazer as provas. Foram apenas 18 ausências. O resultado dos aprovados, em ordem de classificação, será divulgado e publicado no site da Prefeitura Municipal de Jacarezinho até o dia 26 de janeiro, daqui pouco mais de uma semana.
O alto índice de comparecimento surpreendeu também German Rodrigues e Fernanda Zelinski, coordenadores da entidade que formulou as provas e coordenou o evento, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel).
De acordo com Rodrigues, este índice de abstenção dos candidatos (apenas 3%) é considerado raro. \"A média neste tipo de concurso é de pelo menos 10%. No último domingo, apenas 18 candidatos não compareceram, fato que aumenta o nível e a qualidade do processo seletivo\", disse.
O coordenador citou ainda dois únicos casos de pessoas que foram até o local, mas acabaram impedidas de realizar o teste. \"Houve uma moça que chegou poucos minutos depois do fechamento dos portões e queria entrar. De acordo com o edital, isso não é permitido. Na outra situação, a candidata não trouxe os documentos exigidos e também não pôde realizar a prova\", finalizou.
A secretária municipal de Educação e fiscal do processo seletivo, Laura Lemos Gomes do Amaral explicou que o dia de provas transcorreu sem percalços. \"Houve uma eficiente organização prévia, que garantiu esta tranquilidade e transparência. Nossa parceria de longa data com a prefeita Tina Toneti visa sempre manter o bom nível da Educação no município e trabalhar duro, visando preparar bem as crianças para o mercado de trabalho e para a vida\", disse. A secretária concluiu explicando que a manutenção desta qualidade no ensino começa na rigorosa seleção dos professores, em provas bem formuladas, que exijam qualificação e estudo dos candidatos.
Na parte da manhã, fizeram a prova aqueles que almejavam aos cargos de professor de Ensino Fundamental e Educação Infantil e à tarde, aos que desejavam trabalhar com Educação Física e Educação Especial, todos para cumprir carga semanal de 20 horas. O teste foi realizado nas dependências do Colégio Elo, situado na avenida Getúlio Vargas, 670. O total de candidatos homologados para participar do concurso estava dividido em 472 para as vagas de Ensino Fundamental e Infantil, 43 candidatos para Educação Especial e 39 para Educação Física.

Gabarito foi divulgado no mesmo dia
Ao finalizar a prova, os candidatos puderam levar para casa o cartão de respostas e já às 20h, conferir como havia sido seu desempenho através da página virtual http://www.fauel.org.br/conc-pm-jacarezinho, onde foi e permanece publicado o gabarito preliminar.
German Rodrigues explicou que a Fauel foi contratada para a feitura do edital, formulação e aplicação das provas, homologação das inscrições e posterior prestação de contas para o Tribunal de Contas da União (TCU). Os candidatos só não puderam, seguindo as regras do edital, levar para a casa o caderno de questões. Mas para os que desejarem conferir novamente as questões ou estudar para um concurso futuro, o caderno pode ser conseguido através de um requerimento na própria Prefeitura Municipal. Para facilitar, há também um modelo deste documento no endereço virtual citado acima.

Perfil dos candidatos é variado
Muitas servidoras municipais que já trabalham na rede pública também compareceram para pleitear outro tipo de prática profissional dentro da Educação ou mesmo trocar a função exercida. A diretora do Complexo Educacional Gastão de Mesquita Filho (Jardim Panorama), Zélia do Carmo Nogueira, 51, planeja voltar a dar aulas para o Ensino Fundamental e Educação Infantil e deu sua opinião sobre a formulação do teste aplicado. \"O mais importante a ressaltar é que foi uma prova moderna, que exigiu conhecimentos coerentes com nossa profissão. Para quem se preparou, não estava difícil\", falou.
As mulheres eram maioria e totalizaram 522 inscrições, contra 32 masculinas. Um dos representantes dos homens, o acadêmico de Pedagogia Victor Luis de Souza Schimidt, 25, disse que deseja passar no concurso porque sempre teve afinidade com a área social, desejando aplicar essa vontade no ensino público. Nascido em Curitiba, cursa o 3º ano de sua faculdade em Jacarezinho e anseia que dê tempo de terminar sua graduação a tempo de ser chamado pelas vagas de reserva.
Pode-se observar no dia de prova que a variedade que a faixa etária e os objetivos dos candidatos eram variados. O que a maioria tinha em comum era a vontade de lecionar (contribuindo com a Educação municipal), conseguir um emprego financeiramente estável e condições adequadas de trabalho.
A maioria dos candidatos reside em Jacarezinho, mas houve candidatos de outras cidades também. Suelen Aparecida de Souza, 28, já leciona na escola particular Estrela da Manhã, de Santo Antonio da Platina e pretende conciliar os dois empregos. \"É possível continuar com os dois e busquei este concurso pensando na estabilidade financeira e de carreira\", explicou.
Em busca de um primeiro emprego que ofereça boas oportunidades de crescimento, a jovem estudante de Pedagogia Hayffa Gouveia, 24, disse que se identifica com a educação infantil. \"Achei a prova de fácil entendimento e estou confiante no resultado\", comentou.

Atribuições do teste seletivo
Os candidatos tiveram prazo de três horas para resolver as quarenta questões contidas no teste, divididas em 10 de Língua Portuguesa, cinco de Conhecimentos Gerais cinco sobre ética profissional e as 20 restantes abordando questões a conhecimentos específicos do cargo pleiteado.
Para os candidatos que atingiram na primeira fase do teste nota igual ou maior a 50 pontos, houve no mesmo dia a prova de títulos, que considerou as qualificações (devidamente registradas) de cada candidato, de acordo com a pontuação inerente.
O número de vagas ofertadas para os candidatos aprovados obedece a um sistema de Cadastro de Reserva, ou seja, a partir da demanda necessária do município. Segundo estudo da secretaria de Educação, o número de nomeados (estimado) girará em torno de 30 professores. Mais informações estão disponíveis nos editais publicados no endereço virtual já citado da Fauel, http://www.fauel.org.br/conc-pm-jacarezinho.