Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/01/2011 08:38 | Fonte/Agência: Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/foto:AlfredoJorge

CARNAVAL 2011

O diretor de Cultura Moisés Evangelista confirmou na tarde de ontem a realização de Desfile e Concurso de Escolas de Samba em Jacarezinho para o Carnaval deste ano. A notícia, programada para ser divulgada somente na segunda-feira, 17, foi antecipada depois de decisão tomada em reunião do Conselho Municipal de Cultura no período da tarde.

Evangelista informou que os desfiles ocorrerão no domingo, 6 de março e na terça-feira, 8 a partir das 20h. O diretor destacou que, diferentemente das outras edições, o desfile também terá hora programada para terminar, às 23h. \"Seremos rigorosos com os horários em respeito à população. O Carnaval é uma festa voltada para a comunidade, para a família. Não é justo que o cidadão fique esperando tanto tempo a próxima escola descer\", explicou. O diretor acrescentou ainda que a medida de definir o intervalo torna o Concurso mais profissional e preza pela segurança dos espectadores, além de possibilitar que quem mora longe consiga voltar para casa utilizando o transporte público.

A medida agradou os representantes das escolas de samba, que pleitearam tal forma de Carnaval durante todo o ano passado. Presidente do conselho municipal de Cultura e integrante de uma das escolas, Jucelino Biagini disse que a decisão foi satisfatória para ambos os lados. \"Estávamos querendo que fosse nesses moldes. Passamos o ano passado lutando pelo apoio do departamento nessa empreitada. Agora que conseguimos, é correr atrás do tempo perdido porque já está em cima da hora\", explicou.

Três escolas concorrerão ao prêmio neste ano, Unidos do Morro (Campeã em 2009), Unidos do Cruzeiro (Cruzeirinho) e Obatalá. A concentração está agendada para às 19h. Cada escola terá tempo mínimo de 45 minutos e máximo de uma hora para descer a rua Paraná, palco do desfile. \"A ideia é que a primeira escola inicie seu desfile rigorosamente às 20h. Meia hora depois, é o horário de descida da segunda escola e às 21h10, o da terceira\", explicou. De acordo com o diretor, correndo tudo dentro do programado, o desfile das escolas de samba jacarezinhenses tem previsão máxima para terminar às 22h10. Evangelista destaca que o cumprimento do horário será critério de pontuação e que o eventual atraso de alguma das escolas resultará em punição para a equipe.

Os 50 minutos restantes ficam destinados ao desfile de blocos carnavalescos. \"Convidamos a todos que se interessarem pela festa e que queiram inscrever seus blocos que entrem em contato com o Departamento de Cultura pelo telefone 3911 3024, munidos de nome e documentação dos participantes\", disse.

O diretor completou que o processo de planejamento e preparação do Carnaval 2011 é fruto de pelo menos oito meses de negociação dos antigos membros do departamento, mesclada com as novas caras da cultura de Jacarezinho.

Por conta da tragédia das chuvas, o Carnaval de rua não foi realizado pela Prefeitura no ano passado. A premiação da escola vencedora deste ano será realizada no prédio do Hotel Municipal na quarta à tarde, dia 9 de março, ainda sem confirmação de horário.