Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 13/01/2011 15:53 | Fonte/Agência: Dep.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira/foto:AlfredoJorge

Departamento de Cultura

Recém empossado diretor municipal de cultura, Moisés Evangelista informou ontem que prosseguirá com todas as atividades realizadas pelas gestões anteriores. As oficinas permanentes, importante projeto criado no ano de 2005 pela prefeita Tina Toneti, voltam das férias em fevereiro e continuarão capacitando os jovens jacarezinhenses em 2011. Mais do que isso, o diretor garantiu ontem que fará todos os esforços para que todos os eventos sejam mantidos. \"A tarefa é árdua e o desafio é grande, mas não faltam disposição e competência em nossa equipe para trabalhar e conseguir vencer mais esta etapa\", disse.
Sobre a mudança no comando da diretoria, Evangelista diz que os anos de carreira na Prefeitura o prepararam para o desafio. \"Não é uma ruptura. E sim uma adaptação. O Danilo e a Aline [antecessores] fizeram bons trabalhos, os quais eu darei prosseguimento, adaptando da forma que for necessária. A minha promoção é mais uma prova que a Tina valoriza os funcionários de carreira da instituição\", reiterou.
Ele considera o trabalho no cargo uma tarefa complexa, que exige responsabilidade e dedicação. \"Vamos aprimorar o trabalho e levar a cultura até a casa das pessoas, além de trazê-las para nossos eventos. Espero corresponder ao que me vem sendo exigido e retribuir a oportunidade\", comenta.
Moisés Evangelista é funcionário de carreira da Prefeitura Municipal de Jacarezinho há dois anos, é formado em áudio profissional, com especialização em mixagem e masterização, com registro no Sindicato dos Artistas e de Técnico em Espetáculos de Diversões, possui habilitação com registro definitivo no Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência do Trabalho e Emprego, como técnico em espetáculos de diversão, com funções de editor de áudio, operador de som, técnico de som e técnico operador de mixagem, além de possuir habilitação, registro e DRT como artista, na área de sonoplastia. O diretor é proprietário de um dos primeiros estúdios de gravação da cidade, já tendo gravado diversos CDs para bandas da região, já um indício que possui íntima ligação com o fomento à cultura de nossa cidade. Cursa atualmente, no campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Administração de Empresas.

O diretor abordou ainda outro assunto polêmico e informou que haverá sim Carnaval de rua em Jacarezinho neste ano, faltando apenas definir de que forma ele será realizado. Reuniões entre as autoridades envolvidas e o conselho municipal de Cultura aconteceram no decorrer da semana e o resultado da negociação será divulgado na próxima segunda-feira, 17.
Voltando a falar da capacitação cultural, Evangelista ratificou a permanência das oficinas de Violão, Balé, Artes Plásticas, Capoeira, Teclado, Piano e Street Dance, abrindo até precedentes para a criação de outras. \"Estudamos a viabilidade da implantação também de outras modalidade de oficinas, essenciais para fornecer ao mesmo tempo divertimento e habilitação profissional\", falou.
No mês passado, o prédio do CAT foi testemunha do trabalho cultural realizado na gestão Tina Toneti com as oficinas. As apresentações da turma de piano encantaram os presentes. Para o ano passado, a prefeita ampliou os investimentos na área e instituiu a modalidade de Street Dance. O projeto, que volta no mês que vem, atende cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino e da comunidade em geral.