Gabinete

Publicado em: 11/01/2011 12:52 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: texto:RômuloMadureira.foto:AlfredoJorge

Necessidades prioritárias

Os secretários de todas as pastas do governo Tina Toneti saíram a campo juntos na última sexta-feira para analisar as prioridades do município para os anos seguintes, considerando que as metas para 2011 foram estabelecidas, planejadas, divulgadas e já estão em andamento.
Acompanhados da equipe de tecnólogos e diretores da Prefeitura, do vice-prefeito Beto Rocha e da prefeita Tina Toneti, os titulares de cada secretaria percorreram os quatro cantos de Jacarezinho em um microônibus, buscando observar e atestar as melhorias já realizadas nestes seis anos e detectar o que ainda precisa ser feito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Edson Jackson Yera de Oliveira considerou muito produtiva a ação conjunta. \"É essencial que façamos isto com frequência, para identificar o muito que está dando certo e o que ainda precisa ser feito, fatos que serão debatidos já nas próximas reuniões do secretariado\", explica.

Itinerário
Na parte da manhã, o trajeto se iniciou na vila São Pedro, onde foi avaliada a viabilidade do calçamento para algumas ruas ainda sem este recurso. O planejamento ambiental também foi comentado, com a possível plantação de árvores nas imediações da rua São Paulo, que pode vir a transformar-se em uma avenida dependendo do aumento do tráfego de veículos na região.
A prefeita, o vice e os secretários municipais trafegaram pelo bairro Dom Pedro Filipack, vila Scyllas, debatendo e estudando a todo momento a viabilidade orçamentária da construção de novas obras e a pavimentação da rua Minas Gerais.
No período da tarde, o itinerário seguiu pelo Jardim Europa, Nova Jacarezinho e Jardim Panorama, onde foi estudada a implementação de ruas de acesso e pavimentação nos bairros referidos, além de melhorias na condução das águas pluviais da Vila Setti. O Jardim São Luiz também foi visitado e demandas, identificadas, de forma a direcionar os esforços para os locais onde a cidade mais precisa. No Aeroporto, o problema da erosão foi novamente abordado e mais caminhões de terra com entulhos foram enviados ao local como medida emergencial de contenção da cratera. Mais um sinal que a administração de Tina Toneti não se furta em enfrentar adversidades, presentes hoje em qualquer cidade do país.
Logicamente, estas realizações dependem de cruzamentos com o orçamento do município para os próximos anos, mas já servem como diretrizes das necessidades prioritárias jacarezinhenses, além das demais que já foram resolvidas nos meses anteriores e as que estão em andamento ou fase de implantação neste momento.

Esta saída a campo dos secretários municipais é mais uma das medidas que vem para reafirmar a forma moderna e participativa de administração exercida pela prefeita Tina Toneti. Partiu de um plano de Recursos Humanos finalizado no ano passado para planejar o município para as próximas décadas e é outro indício claro de que a gestão atual preza pela sustentabilidade, pela preservação e desenvolvimento do município também a longo prazo, já que para 2011 diversas metas já estão traçadas, com certeza de conclusão até o final do ano.

A certeza da consecução
Para citar apenas algumas, servem como exemplo as duas supercreches, uma no Jardim São Luiz e outra na vila Scylas, o Centro da Juventude do bairro Aeroporto, o residencial Paraíso que tirou centenas de famílias da favela, oferecendo moradia digna depois de décadas de abandono na vila Nossa Senhora das Graças, iluminação do cemitério, recapeamento de 17 mil metros quadrados de asfalto, entre outros.
Nas próximas semanas, serão divulgadas também as prioridades das demais Secretarias e Departamentos. A diretora de esportes, Nilda Graciliano se reúne na tarde de hoje com a prefeita Tina Toneti para finalizar o cronograma esportivo do ano, que aguarda apenas alguns ajustes de data. A diretoria de cultura divulga na segunda-feira que vem, 17, os rumos do Carnaval 2011. Enquanto isso, a luta contra a Dengue não para. Durante todo o dia de ontem, agentes da vigilância epidemiológica mantiveram o combate ao mosquito em diversos bairros da cidade. Duas equipes da Vigilância Sanitária dividiram-se e cobriram a vila São Pedro e vila Setti pela manhã, eliminando os focos de larvas do mosquito. O destino dos agentes na tarde seria definido em reunião com o diretor do setor, Edemílson Gomes, no final da manhã. Já é o 9º ciclo de \"fumacê\" realizado e o número de casos ainda cresce, porém em proporção e velocidade cada vez menores.