Saúde

Publicado em: 06/01/2011 16:55 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Texto:Rômulo Madureira / fotos:Alfredo Jorge

Todos contra a Dengue

A equipe da Assessoria de Imprensa da Prefeitura esteve nesta manhã acompanhando os agentes da Vigilância Sanitária, que realizaram intenso trabalho de eliminação de focos das larvas do mosquito transmissor em todos os cantos da vila Maria, próximo à Vila São Pedro. Um dos agentes do Departamento de Endemias, Milton Mathias, 50, disse que havia muitos terrenos baldios abandonados, prontos para se tornarem criadouros do mosquito, alguns já com recipientes guardando larvas. Apontando para um dos bichos, disse que caso continuasse no local, esta larva se tornaria mosquito em cerca de 72 horas. \"Esta sai, mas já tem outro ovinho ali, que tendo a água em volta, irá eclodir e se transformar em outro mosquito. E assim, sucessivamente\", diz. Todos os terrenos da vila foram limpos. O diretor da Vigilância, Edemílson Gomes, atenta novamente para a conscientização dos moradores, atitude individual que poderia ajudar o poder público a acabar ainda mais rápido com a doença. \"Isto não é nem função da Vigilância e sim dos proprietários destes terrenos abandonados. Mas como a situação está crítica resolvemos também abraçar a causa e realizar este trabalho de eliminação dos focos\", diz. Morador da região, o aposentado José Carlos Souza, de 58 anos se revolta com a irresponsabilidade dos vizinhos. \"Não custa nada cada um cuidar do seu para acabar com essa doença\", diz.

De mãos dadas contra o mosquito
Para combater a disseminação da doença, a Prefeitura Municipal e a 19ª Regional de Saúde estabeleceram verdadeira força-tarefa, na busca de erradicar os focos de mosquito e conscientizar a população dos hábitos que permitem esta proliferação.
A 19ª Regional forneceu quatro máquinas pesadas (caminhonetes de \"fumacê\" para nebulizar o produto que mata o mosquito), seis bombas costais para que os agentes exerçam o combate em áreas de mais difícil acesso, além de três bombas Hudson (utilizadas em locais estratégicos, em que há possibilidade de alojamento das larvas). No intervalo de pouco mais de um mês, a parceria entre a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e a 19ª Regional de Saúde resultou na realização de oito ciclos de combate ao mosquito com a utilização dos equipamentos UBV pesados (caminhonetes) em todas as regiões da cidade, focando principalmente nos bairros com maior incidência, da região do Aeroporto. As ações de prevenção e ataque aos focos foram realizadas todos os dias ininterruptamente, até mesmo no Natal e Ano Novo e permanecem enquanto houver demanda de casos.