Conservação Urbana

Publicado em: 04/01/2011 16:48 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: texto/Rômulo Madureira, foto/Alfredo Jorge

Recape asfáltico

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho anunciou ontem o recapeamento de 17.171,36 metros quadrados em três importantes vias da cidade. Uma empresa de Londrina já foi contratada através de processo licitatório e o valor total também já foi acertado. Serão R$289.610,77 investidos na infraestrutura urbana jacarezinhense. Os recursos são estaduais, mas sempre contando com a contrapartida da Prefeitura Municipal.
Os três pontos escolhidos, de crucial importância para a ligação viária dentro da cidade, são a rua Antônio Gentil (localizada entre a avenida Dr. Tito e a rua Perimetral Wanda Quintanilha), a rua Dr. João Arruda (que fica entre Alameda de Padre Magno e Avenida Antônio Gentil) e a rua Dr. João de Aguiar (entre as ruas José Bertho e José Bonifácio), na Vila Setti.
A prefeita Tina Toneti ressalta que o recap é mais uma das metas para o ano que se inicia. \"Começamos já nos anos anteriores de governo intensas melhorias nas vias da cidade, medida que beneficia toda a população. É uma parceria da Prefeitura com a gestão passada do Governo do Estado e que visa alavancar ainda mais o progresso de Jacarezinho\", conta.
Esta foi a 14ª licitação de tomada de preços realizada no ano de 2010 pela Prefeitura e a empresa vencedora do contrato administrativo é a Viange Planejamento Viário e Construções. Para se ter uma idéia, a área a ser recapeada é equivalente a quase dois campos de futebol. Integrando o recapeamento, estão previstos os serviços de limpeza e lavagem de pista, reperfilamento, pintura de ligação sinalizadora, placa de programa e capa asfáltica em C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usado a Quente). O reperfilamento é feito justamente para garantir o nivelamento da pista através do despejo de uma camada deste material, (C.B.U.Q.) de três centímetros de espessura. A limpeza e varredura serão efetuadas usando uma vassoura mecânica ou similar e a lavagem, através de caminhão pipa de alta pressão.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Edson Jackson Yera, a parte do município já está concluída e agora o início das obras depende apenas da autorização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedu). \"Quando a Sedu autorizar, iniciaremos imediatamente as obras, esperando entregá-las em no máximo 60 dias [a partir da autorização]\", comenta. Isto porque o governador eleito, Beto Richa, estabeleceu uma moratória de 90 dias, em que todos os processos ficam paralisados neste período para análise do caixa público.