Administração

Publicado em: 20/12/2010 13:49 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal | Autor: Dep.Com.

-Preventivos-

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, celebrou contrato administrativo com a empresa Bionorte Análises Clínicas Ltda, objetivando a realização de Campanha de Prevenção ao Câncer da Próstata em atendimento aos servidores municipais.

O projeto consiste na realização de 162 (cento e sessenta e dois) exames em funcionários cuja idade é considerada de risco, isto é, aqueles com mais de 45 anos de idade.

Os exames laboratoriais, consistentes na análise da dosagem do antígeno prostático ou PSA, permitem uma detecção precoce de um eventual câncer na próstata, viabilizando, por assim dizer, o tratamento e todo processo terapêutico.

A próstata é uma glândula masculina que se localiza entre a bexiga e o reto e é responsável pela produção de sêmen, líquido que carrega os espermatozóides produzidos no testículo. Lamentavelmente, representa a maior incidência dos casos de câncer no homem, provocando milhares de óbitos todos os anos.

A Campanha de Prevenção ao Câncer da Próstata, orquestrada pela Equipe de medicina do trabalho em sintonia com a Secretaria de Administração, reflete os anseios da Prefeita Tina Toneti que enxerga, nessa conjugação de esforços, o resultado promissor de um trabalho, em que o servidor, mais do que nunca, é elevado à condição de cidadão e usuário do serviço público.

\"É fundamental que todos os servidores, em idade de risco, sejam submetidos a exame de PSA e possam, preventivamente, ser resguardados em sua integridade física\", destacou o Secretário de Administração João Luccas Thabet Venturine.

Os exames serão agendados pela Equipe de Medicina do Trabalho do Município e devem ser iniciados, ainda, neste ano.