Publicado em: 13/11/2010 15:22 | Fonte/Agência: D.Com | Autor: Welk Daniel

PROCULTURA

A Prefeita Tina Tonet participou, recentemente em Brasília, do encontro que tratou da lei que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura)

A Comissão de Educação e Cultura deverá votar nas próximas semanas o projeto. O programa reformula a conhecida Lei Rouanet e cria um novo modelo de parceria público/privada para o financiamento da produção cultural no pais.

Em Jacarezinho a Prefeita Tina implantou o Fundo Municipal de Cultura, onde 1,5% da arrecadação do municipal é investido em cultura.

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal promoveu debates sobre o tema em várias capitais brasileiras e na ultima terça-feira (09/11/10) ocorreu o últímo debate, em Brasília. O encontro ocorreu em clima de comemoração, já que horas antes a Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou em decisão terminativa o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 56/10, que institui o Plano Nacional de Cultura.

A Prefeita Tina comemorou a decisão da Comissão, já que o município de Jacarezinho é um dos pioneiros na valorização da cultura através de recursos públicos.

O encontro contou com a presença de diversos representantes do setor cultural, artistas e autoridades: o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, deputado Angelo Vanhoni, cumprimentou a Prefeita Tina pelo empenho em incentivar a cultura em Jacarezinho.

O Plano Nacional de Cultura foi aprovado pelo Senado, ja havia sido aprovado pela Câmara Federal e aguarda agora somente a assinatura do Presidente da República.

“O Plano Nacional de Cultura vem para valorizar as políticas públicas, não só nos grandes centros, mas também em municípios que possuem produções culturais que merecem ser valorizados, tanto quanto as grandes produções  das capitais brasileiras”, afirmou Tina Toneti.