Publicado em: 06/03/2008 17:56 | Autor: Dep. de Comunicação

Simpósio de Proteção à Mulher vai até amanhã em Jacarezinho

Teve início hoje o I Simpósio de Proteção à Mulher. O evento é uma realização do Núcleo Multidisciplinar de Apoio à Família e à Mulher, patrocinado pelo programa Universidade Sem Fronteiras, e acontece no auditório da Faculdade Estadual de Direto de Jacarezinho – FUNDINOP, nesta quinta e sexta-feira, 6 e 7.

A prefeita Tina Toneti foi convidada a participar da abertura e demonstrou uma posição favorável a debates que estimulem repensar sobre a infelicidade da violência doméstica. “Nós só vamos fazer uma sociedade mais sólida, justa, quando houver uma composição dos valores femininos e masculinos”. Ela pôs à disposição também do Núcleo o serviço do Centro de Referência em Assistência Social para que haja uma conjugação nos esforços contra a violência à mulher.

A seguir a professora mestra Suédina Brizola Rafael falou sobre “Violência contra a mulher: perfil do agressor/vítima”.

Amanhã, véspera do Dia Internacional da Mulher, fecha-se o ciclo de palestras com a presença dos psicólogos Áurea Maria Ribeiro Chagas e Lucas Renato Ribeiro Chagas falando sobre “Educação e violência doméstica: aspectos psicológicos e sociais” e a professora mestra Samia Saad Gallotti Bonavides, também coordenadora do Núcleo, encerra com o tema “A evolução dos direitos da mulher”.

Núcleo de Estudos

O Núcleo Multidisciplinar de Apoio à Família e à Mulher é um projeto patrocinado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, do Governo Estadual. O principal objetivo deste programa de extensão é aproximar os estudantes da realidade profissional, agindo principalmente nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dentro do município.

O ‘Núcleo’ tem atuado em Jacarezinho, inicialmente no bairro Aeroporto com terapia comunitária, escritório modelo e atendimento pedagógico na escola Anésio Almeida Leite.