Publicado em: 04/03/2008 14:43 | Autor: Dep.Comu.

Crianças da escola Dina Tereza recebem registro geral gratuitamente

Cerca de 170 crianças, de 6 a 15 anos, estudantes da escola municipal Dina Tereza da Silva, distrito de Marques dos Reis, receberam recentemente, documentos de registro geral (RG) gratuitamente. A parceria entre Prefeitura, através da assistência social, diretoria da escola, setor de identificação, Câmara dos Vereadores e Foto Edson possibilitou a esses alunos emitir o documento, que será obrigatório para matrícula, sem o custo de aproximadamente R$ 50.

A iniciativa surgiu em uma reunião de professores, realizada no primeiro semestre de 2007, onde uma professora da 3ª série falou de um trabalho sobre cidadania realizado com os alunos. Um levantamento feito pela escola deu conta de que a maioria deles não possuía o documento. A partir daí foram feitos cálculos de quanto custaria para os pais, considerando passagens de ida e volta até o centro de Jacarezinho, taxa de emissão, foto 3X4. “A maioria das pessoas aqui têm 2, 3, 4 filhos, isso iria encarecer mais ainda o processo”, afirmou a diretora da escola, Sirlei Laiter Cunha.

Para resolver a questão foram inseridos diversos parceiros que contribuindo cada um com sua parte realizaram esta ação. As fotos foram feitas pelo fotógrafo da assessoria de imprensa da Prefeitura, o departamento de assistência social expediu declarações de hiposuficiência, atestando que aqueles pais não tinham recursos para arcar com as taxas e o Foto Edson revelou as fotos pagas pela Secretaria de Educação.

Para a diretora a conquista através do trabalho em conjunto foi um exemplo aos alunos. “Cidadania é isso, conseguir o que se quer através das vias legais. Demorou, mas nós conseguimos” finalizou Sirlei.