Publicado em: 26/02/2008 17:52 | Autor: Dep. de Comunicação

Tem início curso de transporte de cargas perigosas

O município de Jacarezinho, através da Agência do Trabalhador, recebeu R$ 15 mil do Fundo de Atendimento ao Trabalhador (FAT) para realizar curso de capacitação na área de transporte. Iniciado nesta segunda-feira, 25, o curso tem duração de 200 horas e vai até dia 28 de março na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (Faefija). Estão inscritos 25 motoristas com habilitação nas categorias, C, D e E, do município que se encontravam desempregados. A lista de espera para o MOP, que é obrigatório inclusive para pretensos instrutores de auto-escola, era de mais de 70 pessoas.

Dentre os temas estudados estão direção defensiva, primeiros socorros e noções sobre a composição dos produtos transportados.

Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Jacarezinho, Marcelo Silva de Paula, o intuito é “beneficiar as pessoas que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho”. Ele explicou que a verba para realização dos cursos tem como finalidade o pagamento de instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), certificado, material didático e o curso, que custa em torno de R$ 200.

O FAT repassa aos municípios anualmente uma quantia para realização de cursos de capacitação. A escolha das classes trabalhadoras a serem atendidas é feita pelos Conselhos Municipais do Trabalho, compostos por membros da Prefeitura e dos Sindicatos locais. Em 2007 o curso realizado atendeu aos trabalhadores do comércio. Devido à demanda para o MOP, Marcelo não descarta a possibilidade de realizar outro curso na mesma área. “Por se tratar de pais de família, que geralmente sustentam a casa, e em vista da grande procura, é possível que seja feito outro curso de MOP”, disse o gerente.