Publicado em: 22/02/2008 12:26 | Autor: Dep.Comu.

ATI em funcionamento já mostra resultados

Em visita à primeira Academia da Terceira Idade (ATI) inaugurada, no bairro Aeroporto, a prefeita Tina Toneti foi recepcionada pelos senhores e senhoras nesta quinta-feira, 21.

Em um mês de funcionamento a academia proporcionou a seus usuários mudanças visíveis no comportamento e na saúde.

Para o chef aposentado, Jonas Rédua, que completa 73 anos em março, os resultados também estão sendo sentidos no bolso. “Eu tenho problema de coluna e tomava seis comprimidos. Depois que entrei na academia passou pra três e agora eu não tomo mais remédios!”, contou Rédua à prefeita. O gasto mensal chegava a mais de R$ 115, valor alto para quem ganha pouco mais de um salário mínimo de aposentadoria. Ele freqüenta a ATI duas vezes por semana e valoriza a iniciativa. “Eu gosto demais disso aqui, estou desde o começo e só tem me trazido melhoras”, se alegra o aposentado.

Segundo a instrutora estagiária, Fabiana Ramos Forcella, “é muito gratificante acompanhar a melhora na vida deles e ver que o objetivo da academia está sendo alcançado”. O projeto das ATI’s é proporcionar um espaço, com aparelhos adaptados às limitações de pessoas idosas, que traga com os exercícios e a convivência com os outros idosos a independência e socialização. “Aqui eles ficam mais felizes e esse lado emocional se reflete na saúde”, explica Fabiana.

A dona de casa Loíde Camargo Arendt, 59, ficou sabendo pelas amigas que a academia estava atendendo e resolveu experimentar. “Estou achando maravilhoso, a gente conversa, dá risada, faz mais colegas”, diz Loíde. Outra que compartilha dessa disposição é ‘Dona Teresinha’. Aniversariante do último sábado, quando completou 75 anos, ouviu o coro de “parabéns a você” de toda turma da ATI, inclusive da prefeita. Conhecida como piadista Dona Teresinha é prova viva de que é possível envelhecer com qualidade de vida.

As academias da terceira idade se encontram no bairro Aeroporto, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social e no Centro, próximo ao CAT. Funcionam gratuitamente, de segunda a sexta-feira. A idade mínima para participar é 50 anos e as inscrições são feitas no local.