Publicado em: 21/02/2008 14:14 | Autor: Dep. de Comunicação

Prefeita Tina entrega uniformes às crianças do PETI

Crianças e adolescentes assistidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do Governo Federal, receberam nesta quarta-feira, 20, novos uniformes comprados e repassados pelo município. Além das 700 camisetas, duas para cada, foram comprados também 215 conjuntos de carteiras e cadeiras para alunos e cinco para os professores, totalizando um investimento de R$ 22.040,00.

Em Jacarezinho fazem parte do programa, cujo objetivo é erradicar todas as formas de trabalho infantil no País, 354 crianças e adolescentes na faixa de 6 a 15 anos. A maioria foi encontrada em situação de trabalho como sorveteiros, engraxates, babás ou domésticas dentro de suas próprias casas. Para estudar em contra-turno à escola, os pais recebem uma bolsa mensal, do Governo Federal, no valor de R$ 25 por filho, quando morador da área rural e R$ 40 para os da área urbana. A contrapartida dos pais é assegurar que esse menor não trabalhe e que tenha freqüência mínima, de 85% da carga horária mensal, nas atividades do ensino regular e do PETI, que incluem práticas culturais e esportivas.

Para a prefeita Tina Toneti foi uma alegria ver os sorrisos das crianças. “Tudo o que se pode fazer para manter as crianças fora das ruas, longe das drogas, fatalmente vai resultar numa sociedade diferente, mais crítica”, concluiu.

Antes da entrega simbólica a algumas crianças Tina discorreu algumas palavras de incentivo. “Não tenham medo do futuro, respeitem as pessoas e se apliquem nos estudos porque o conhecimento ninguém pode nos tirar”.