Publicado em: 18/02/2008 11:12 | Autor: Dep. de Comunicação

Tina vai a Curitiba e traz boas novidades

A prefeita Tina Toneti, acompanhada da diretora de Educação Maria Augusta de Aguiar Leite e do líder do acampamento Terra Roxa do Movimento dos Sem Terra, Raul Correa, esteve em Curitiba na última semana para visitar diversos órgãos e questionar o andamento de convênios firmados entre Estado e Município.

O primeiro local foi a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB). A intenção foi protocolar um documento reafirmando o interesse do município em ser sede de uma unidade das Centrais de Abastecimento do Paraná S/A (CEASA/PR) no Norte Pioneiro. Anexas ao documento constavam fotos das fontes de produção em Jacarezinho e do possível local a abrigar a central (antigo prédio do IBC 1). Atendida pelo diretor-geral da SEAB, Herlon Goelzer de Almeida, Tina foi instruída a protocolar o pedido na Casa Civil.

Protocolado o pedido pela unidade do Ceasa em Jacarezinho, Tina foi orientada pelo coordenador de assuntos políticos da Casa Civil, David Nataniel Cheriegate, a falar com o secretário-chefe da Casa. Com Rafael Iatauro a pauta foi a cobrança sobre o início da licitação para as obras de construção da nova sede do Corpo Bombeiros. Segundo Tina o responsável, Coronel Martins, afirmou que os recursos, provindos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), estão garantidos e o projeto está concluído. “A licitação está programada para 28 de fevereiro e a previsão de início da obra é maio deste ano”, disse a prefeita. A nova sede seria construída em um terreno doado pela Prefeitura ao lado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafija). O Corpo de Bombeiros de Jacarezinho atende também aos municípios de Ribeirão Claro e Cambará.

Outro tema foi a construção do Posto de Saúde da Mulher, na Vila São Pedro, também firmado através de convênio (a prefeitura cede o terreno e o Estado a estrutura). No início deste mês já foram licitados postos para sete municípios na primeira etapa do projeto. “Jacarezinho está na segunda etapa e a licitação deve ser ainda em fevereiro. Provavelmente em abril devem começar as obras”, afirmou Tina.

À tarde os temas foram educação, reforma agrária e habitação. Na primeira escala, a diretora de administração escolar, Ana Lúcia Schulhan, atendeu a prefeita Tina Toneti e a diretora de Educação do município, Maria Augusta de Aguiar Leite. Foram discutidos a criação dos núcleos rurais, georreferenciamento e o convênio para as Ações Pedagógicas Descentralizadas (APED). A proposta dos núcleos rurais visa atender aos cerca de 800 alunos da rede municipal de ensino que moram na zona rural. Serão construídos, inicialmente, dois complexos – visando atender crianças do berçário à 5ª série do ensino fundamental. Um deles na região do bairro Ouro Grande, próximo ao Projeto Oásis e outro no bairro Dourado, próximo ao Castilho. A construção se dará por convênio, ficando o município responsável pela doação do terreno e o Estado pela construção dos prédios. O Estado tem interesse também em conjugar escolas de 6ª série do fundamental ao ensino médio no mesmo local. “Com isso vai haver uma redução de custos no transporte e que poderá ser aplicada nas escolas. Também vai evitar que as crianças fiquem muito tempo no ônibus”, disse Tina. Segundo a prefeita têm crianças que chegam a rodar 200 quilômetros no ônibus por morarem distantes ao local de estudo. Sobre as APED, que é o ensino de jovens e adultos, ficou acordado que o Governo poderá utilizar escolas da rede municipal e assim atender aos alunos mais próximos às suas casas.

Quanto ao georreferenciamento, que consiste em matricular os alunos nas escolas mais próximas à sua residência, o Estado garantiu que vai iniciar os estudos em março para aplicar em 2009.

Do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a prefeita, acompanhada do líder rural Raul Correa, trouxeram boas notícias para os acampados. Segundo o chefe da Divisão de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra/PR, Geraldo Martins, em 25 de fevereiro os fiscais do Instituto vêm a Jacarezinho para concluir a avaliação da fazenda Cambará e realizar a da fazenda Itapema. Os dados coletados serão enviados para Brasília até o final de março para que sejam pagas as terras e depois feita a imissão de posse.

A última visita do dia foi na Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR). O diretor de relações institucionais e comunitárias, João Arruda Júnior, respondeu ao questionamento da prefeita sobre a realização de dois convênios assinados em 2005. O primeiro a ser concretizado são as casas rurais cujo projeto já está feito. Já as casas de Marques dos Reis estão em fase final de análise pela Caixa Econômica Federal de Londrina. Outro assunto foi a reversão da doação de um terreno também para construção de casas populares. Neste mesmo local serão aplicados R$ 1 milhão provindos do Governo Federal. Em 15 dias já será feita a reversão da doação e neste tempo o projeto irá para análise na Caixa Econômica Federal. Segundo Tina o projeto deve ser licitado em março.

A avaliação da visita foi bastante positiva. “Nós fomos muito bem recebidos em todos os órgãos, percebi um apoio total do Governo Requião através da sua equipe. Isso nos deixa muito feliz e agradecidos por saber que há esse alinhamento ideológico imprescindível para que se realizem esse projetos e obras”, concluiu Tina.