Publicado em: 13/02/2008 17:52 | Autor: Dep. de Comunicação

Departamento Municipal de Agricultura e Pecuária está atuando

O novo Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Jacarezinho começou a atender. O responsável pelo setor é José Antonio Costa com os técnicos agropecuários Marcio José de Andrade e Marcos Antonio Pereira compondo a equipe. Esta diretoria está ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico e foi criada para atender à vasta classe rural do município. Segundo o censo agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2006 existem em Jacarezinho 725 estabelecimentos agropecuários, totalizando 72.793 hectares de terras exploradas em atividade rural.

A política de atendimento deve seguir a linha dos governos estadual e federal. “A prioridade será para os pequenos produtores”, afirmou Costa.

Os serviços a serem prestados consistem na elaboração de propostas para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), modalidades investimento e custeio; cadastro de interessados e formação de grupos para crédito fundiário. Além destes será disponibilizada patrulha rural mecanizada com tratores, retroescavadeira, entre outros implementos para plantio, colheita e adubação. A tabela de preços ainda será formulada, mas segundo Costa deverá ser justa. “A orientação da prefeita Tina é cobrar um preço abaixo do mercado e é isso que nós vamos procurar atender”, revelou o recém diretor. O viveiro continuará atuando da mesma forma com os funcionários Israel Azevedo Frias, Lisandro Beneti Nogueira, Paulo Vinicios Ferraz e Wilson Carrasco, mais conhecido como Maravilha. Segundo o técnico agropecuário Marcio José de Andrade no ano de 2007 foram doadas 100 mil mudas destinadas à arborização e reflorestamento. Futuramente, segundo Costa, o viveiro deverá trabalhar com mudas de café também.

Interessados nos serviços podem contatar Costa no Palácio São Sebastião, ao lado do Departamento de Compras e Licitações ou ligar para o telefone 3911-3002. A fila de espera para a patrulha já está sendo elaborada.

Mais sobre José Antonio Costa

O atual diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária tem uma relação afetiva com o meio rural. Neto de produtor, desde pequeno aprendeu a valorizar o trabalho com a terra. Pós-graduado (MBA) em Alto Executivo em Finanças pela Universidade de São Paulo (USP) é aposentado do Banco do Brasil onde trabalhou 30 anos, 18 deles como gerente geral. Dentro do banco atuou em 12 municípios nas regiões norte do Estado e sudoeste de São Paulo. Em Itararé (SP) ele fez 10 créditos fundiários. Fez também treinamentos de na área de crédito fundiário, crédito rural, associativismo e cooperativismo, e especializado em Pronaf.