Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 06/10/2010 16:49 | Fonte/Agência: Sec.Agricultura e Meio Ambiente | Autor: Dep.Mun.Meio Ambiente

Aterro Sanitário

Integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jacarezinho, Leonardo Costa Santos e Fernando Tonet Jacob, Diretores do Departamento de Meio Ambiente do Município , visitaram as cidades de Umuarama,Toledo e Cascavel nos dias 28 e 29 de setembro, para conhecer o funcionamento dos aterros sanitários  e cooperativas destes municípios. A visita deu inicio na cidade de Umuarama, onde foram recebidos pelo Diretor de Meio Ambiente Cláudio Marconi e levados a conhecer todo processo de operação do aterro sanitário da cidade. Ainda em Umuarama, seguiram para o viveiro municipal onde acompanharam e apreciaram o projeto de paisagismo local. Já na cidade de Toledo acompanhados do responsável técnico pelo aterro sanitário local, Flávio Scherer, os diretores Leonardo e Fernando, visitaram o aterro e conheceram outros projetos em andamento, como o sistema de reciclagem e a participação de uma cooperativa de catadores de recicláveis, o sistema de arborização urbana, o funcionamento do Fundo e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o Parque das Aves, entre outros. \"Estamos voltando com uma experiência sem precedentes, tanto em relação ao aterro sanitário quanto outros programas ambientais em andamento. Toledo tem de fato uma política pública de meio ambiente, que serve de referência para outros municípios\", comenta Leonardo Costa Santos. \"Toledo é uma cidade muito bonita e que encanta a todos\", completou.
A prefeitura de Jacarezinho pretende realizar adequações em seu aterro sanitário, e para isso veio buscar  experiência de  Umuarama ,Toledo e Cascavel, referência no estado. \"Queríamos ver o que está sendo feito em outros municípios e recebemos a indicação da coordenação de resíduos sólidos do Estado de visitar os Municípios. Realmente os municípios tem um trabalho exemplar\", acrescentou os diretores do Departamento de Meio Ambiente de Jacarezinho. Para eles, o sistema de operacionalização do aterro de Toledo é o melhor entre os que conheceram. \"Toledo é o que mais nos entusiasmou e conta com uma forma de gerenciamento e operação fantásticos\". O município de Jacarezinho possui um sistema de reciclagem, cuja coleta seletiva deverá ser ampliada com a utilização de mais um caminhão, cedido ao município pela iniciativa privada.
Para o engenheiro responsável pelo aterro sanitário de Toledo, Flávio Scherer, poder repassar a sua experiência é muito gratificante, além de um reconhecimento de outros órgãos ambientais em relação ao trabalho que está conduzindo no município. Segundo ele, se tivesse tido a mesma oportunidade, de conhecer experiências de outras cidades, quando iniciou o trabalho em Toledo, teria sido mais fácil e poderia ter acelerado algumas etapas no trabalho. Flavio Scherer de Toledo, Elmo Rowe de Cascavel, Claudio Marconi de Umuarama assim como Leonardo e Fernando representantes de Jacarezinho, fazem parte do Grupo  G22 +1, que reúne os municípios  maiores geradores de resíduos do estado,e discutem alternativas comuns para o destino adequado dos  dejetos.