Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 06/02/2008 17:25 | Autor: Dep.Comu.

Assim Nasceu Campeão Samba e Futebol, e Deu Samba no Pé na Bola deu Olé

Jacarezinho presenciou em 2008 um Carnaval como há muito tempo não se via no município. Depois de um período de recessão na folia foi registrado recorde de público, mais de 30 mil pessoas, e escolas empenhadas na realização de um evento de qualidade, devido ao apoio financeiro de R$ 40 mil da Prefeitura, através do Fundo de Cultura.

A campeã foi revelada nesta quarta-feira. Após apuração iniciada às 15 horas, “Unidos do Cruzeiro” ergueu a taça de melhor escola, como em 2006 e 2007. Com o enredo “Assim nasceu o campeão ‘Samba, Futebol, oh que união!’”, a escola obteve a maior soma das notas dos desfiles de domingo, 3, e na terça, 5. Na segunda colocação ficou a escola do “SESC”, com o samba-enredo “Magia e Alegria no SESC” e a terceira melhor colocada foi a “Unidos do Morro” que abordou o tema “Sem poluição o mundo será melhor”. Ainda foi premiado como destaque o casal de mestre-sala e porta-bandeira mirim da escola Acadêmicos do Jardim São Luiz.

Além das três campeãs desfilaram outras duas escolas: Acadêmicos do Jardim São Luiz com o enredo “Vencendo Barreiras na Idade da Pedra”, que ficou em quarto lugar e a “União de Bairros” que há dois anos não desfilava e entoou o samba-enredo “O Circo”, e os blocos Obatalá, com “tantos” ritmistas e Cyrroses, que não possui banda. A empolgação foi tanta que estimulou a criação de blocos de ocasião, inesperados, como “Os Rapa Kanela” (O.R.K.) e “Bloco do Vardão” onde homens vestidos de mulher animaram e divertiram o público.

Dados da Polícia Militar, uma das responsáveis pela segurança nos dois dias de desfile, mais de 15 mil pessoas participaram em cada dia de festa, mais até do que o público registrado em Londrina. Somados aos 22 homens da PM, que atuaram se revezando em diversos pontos do percurso, houve um reforço de 25 seguranças que acompanharam as escolas e protegeram o público que lotou a rua Paraná. Segundo o cabo Machado, da PM, nenhuma ocorrência grave foi registrada.