Publicado em: 30/09/2010 09:28 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Vanessa

Jacarezinho comemora Semana do Idoso

A Prefeitura de Jacarezinho esta comemorando a Semana do Idoso. O evento começou no Salão Paroquial do Bairro Aeroporto, na ultima segunda-feira, 27, onde foram realizados  palestras e atividades físicas voltadas para a saúde da população da terceira idade, alem de participarem de roda de viola e de um delicioso café da manhã.
O evento contou com a rede de atendimento a pessoa idosa, entre eles Secretaria Municipal de Assistência Social, Esporte, Saúde, Pastoral do Idoso do Bairro Aeroporto, CRAS-Centro de Referencia de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Segundo pesquisas realizadas, o Brasil já deixou de ser, há muito tempo, um país de jovens. Hoje, a população idosa corresponde a aproximadamente 20 milhões de habitantes, 10,5% da população brasileira, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD/2007.
Durante toda esta semana, os idosos comemorarão suas conquistas e se  reunirão  também para assistir palestras, fazer caminhada entre outros.
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Pedro Correa Neves , esses eventos faz com que essa população tenha  acesso a participação comunitária, promove a sociabilidade  prevenido o isolamento, além poder discutir sobre seus direitos.
O município  através  do Poder Publico  e Sociedade Civil tem realizados  ações efetivas que ajudam a ampliar a qualidade de vida da terceira idade.
No ambiente da Assistência Social, por exemplo, além do atendimento mais específico no CRAS, que são Centro de Atendimento a Família, desenvolve ações contínuas voltados à pessoa idosa e instauramos o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso (PADI) que se constitui em um atendimento domiciliar, realizado por uma equipe multidisciplinar.
E também a Secretaria de Esporte que desenvolve atividades físicas com os  idosos de vários bairros da cidade, através das ATIS, onde os profissionais incentivam a participação.

Fonte : CRAS - Aeroporto