Geral

 

Publicado em: 27/09/2010 10:25 | Fonte/Agência: Câmara Municipal | Autor: Fonte:

Sessão Solene de Entrega de Títulos


Whatsapp

 

 

A Câmara Municipal de Jacarezinho realizou no dia 24 de setembro de 2010, às 19h30, no Plenário da Câmara, uma sessão solene para entrega dos títulos de \"Cidadão Honorário e Cidadã Benemérita de Jacarezinho\" ao Senhor WILSON NASSAR SFEIR e à Senhora RUTH DE MATTOS GUEDES, pelos relevantes serviços prestados à nossa comunidade.


A cerimônia, foi iniciada com a composição da mesa oficial. A presidenta da Câmara Municipal, vereadora Maria Luiza Boberg, ao lado dos membros da mesa diretora, vereadores Dr. Nitlon, Ricardo Tonet e Luciane Alves, convidando para a mesa principal o vice prefeito José Roberto da Rocha, e também os homenageados Sr. Wilson Sfeir e a Sra. Ruth Guedes.

Das mãos dos vereadores Wilson Ferreira e Luciane Alves que indicaram o Título de Cidadão Honorário, foi entregue a Placa ao Sr. Wilson Nassar Sfeir, e a Placa de Cidadã Benemérita foi entregue a Sra. Ruth de Mattos Guedes pelo seu autor vereador Edílson da Luz.

 

BIOGRAFIA DE WILSON NASSAR SFEIR

 

 

 

Nascido aos 30 de julho de 1929, na cidade de Jacarezinho/PR, filho de Salim Nassar Sfeir e Afife Saliba Sfeir.

 

Casado, desde 1960, com Luzia Aparecida Sfeir, tem quatro filhos, Wilson, Carlos Alberto, Denise e Paulo, e seis netos, Vitor, Olivia, Isabelle, Natalia, Daniela e Gabriela.

 

Estudou no Colégio Estadual Rui Barbosa, onde, concluiu o curso científico. Em janeiro de 1949, prestou vestibular na Universidade Estadual do Paraná, sendo aprovado em Engenharia Civil; porém não chegou a cursar, em razão do falecimento de seu pai, ocorrido em 14 de fevereiro de 1949. Teve que trabalhar para ajudar na manutenção de sua família constituída por sua mãe e 7 irmãos.

 

Lecionou matemática financeira, até o ano de 1955, na Escola Técnica de Comércio Dom Fernando Taddey; e, após aprovação no Concurso Público para professor no Estado do Paraná, de 1956 a 1966, no Colégio Estadual Rui Barbosa e Colégio Imaculada Conceição.

 

Foi admitido em 09 de setembro de 1949 como funcionário do órgão público, conhecido na época como IAPC. sendo que exerceu a função de Agente da Previdência Social em Jacarezinho/PR até a sua aposentadoria em outubro de 1981. Durante tal período, participou da unificação dos Institutos IAPC, IAPI, IAPB e  IAPTC, onde a Previdência Social, passou a denominar-se INPS.

 

Cabia ao INPS prestar os seguintes serviços aos segurados e dependentes: concessão e manutenção de benefícios, assistência médica e hospitalar, arrecadação e fiscalização.

 

Foi curador da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, atual FAFIJA; Fundação Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, atual FUNDINOPI; e Faculdade de Educação Física de Jacarezinho, atualmente conhecida como FAEFIJA.

 

 

RUTH DE MATTOS GUEDES

Nascida em 01 de outubro de 1930 em Jacarezinho/PR, filha de Zózimo Trioschi e Júlia Trioschi.

Em 05 de dezembro de 1952 casou-se com Renato de Matos Guedes (já falecido). Do casamento nasceram três filhos: Luiz Fernando, Carlos Alberto e Luiz Renato; e três netos: Renato Neto, Mariana e Eduardo.

 

1.      Formação Escolar

Fez seus primeiros estudos (primário e ginasial) no Colégio Imaculada Conceição. Formou-se em 1951 pela Escola Normal de Jacarezinho.

Quando estudante foi presidente do Centro de Cultura \"Dário Veloso\" do Instituto Estadual de Educação. Neste período participou da Associação dos Professores Primários de Jacarezinho, sendo eleita presidente por duas gestões.

Foi presidente da Comissão Municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL na função de Chefe da Subcomissão da Fiscalização.

Nomeada professora primária no governo de Moises Lupion para lecionar no município de Santo Antonio da Platina, sendo transferida três meses depois para o Grupo Escolar da Vila São Pedro, em Jacarezinho, local onde permaneceu por um ano.

Posteriormente foi transferida para a Escola de Aplicação anexa ao Colégio Estadual Rui Barbosa.

Com a criação do Quinto Grupo (José de Anchieta), hoje Vera Cecília Lamim, lecionou por três anos naquele estabelecimento, retornando à Escola de Aplicação, onde permaneceu até a realização de concurso para o 2º Grau.

Foi nomeada para o Colégio Estadual Rui Barbosa, onde permaneceu até sua aposentadoria.

 

2.      Curso Superior

Formada em 1969 pela Faculdade de Filosofia, ciências e Letras de Jacarezinho, hoje Universidade Estadual do Norte Pioneiro, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Campus de Jacarezinho, no curso de Letras Neo-Latinas.

Estudante da faculdade foi vice-presidente do Centro Acadêmico Dois de Abril.  Foi representante do corpo discente junto à Congregação dos Professores da Faculdade de Filosofia: Curso de Letras.

Ainda estudante lecionou no Colégio Rui Barbosa nas cadeiras de Português, Francês, Literatura Portuguesa e Francesa, Educação Artística e História da Arte.

Foi funcionária do Governo do Estado do Paraná por 32 anos, continuando no exercício do magistério por mais 13 anos em escola particular, no Colégio Pedro II, onde foi professora, vice-diretora, diretora e proprietária.

 

3.      Participação

  • Eleita Presidente da PROMEJA (Promoção do Menor de Jacarezinho) em 2001, sendo reconduzida por várias vezes, e, na gestão atual, foi eleita para o biênio 2008/2010.
  • Foi membro do Conselho Municipal da Assistência Social.
  • Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  • Membro do Conselho Municipal de Educação de Jacarezinho;
  • Membro do Comitê Gestor \"Fome Zero\" de Jacarezinho e Gestora do \"Leite da Criança\";
  • Conselheira do Conjunto Amadores de Teatro de Jacarezinho;
  • Conselheira do Asilo São Vicente de Paulo;
  • Recebeu \"Moção Honrosa da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná\" em 2006, que foi consignada em Ata \"Voto de Louvor e Aplauso\" pelo Jubileu de Ouro do CAT (Conjunto Amadores de Teatro);
  • Membro e Conselheira das Bandeirantes de Jacarezinho no ano de 1972 a 1975.
  • Rotariana, ocupa função na Comissão de Projetos de Prestação de Serviços.

 

Encerrando a solenidade, a vereadora Maria Luiza Boberg, presidenta do Legislativo, fez um agradecimento especial aos funcionários, assessores e aos vereadores que ajudaram a realizar o evento. \"Temos uma grande responsabilidade ao conduzir os destinos da Câmara, mas tudo fica mais fácil quando existe harmonia, participação e dedicação de todos\".